PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
24 de junho de 2016

[Des]humanização das marcas

Atualmente, fala-se tanto em humanização das marcas, não deveríamos falar também da humanização das organizações?
Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

 

Tenho ouvido e lido sobre ‘humanização das marcas’. E me pergunto, quando elas deixaram de ser humanas? Ou quando perderam sua humanidade? Ou quando o mundo dos negócios, as teorias, os profissionais separaram as marcas da dimensão humana das organizações de modo a tornar uma ‘descoberta’ ou tendência seu reencontro?

Não consigo pensar em marcas descoladas das organizações que representam. E se organizações são um sistema complexo de pessoas – ou seja, um sistema essencialmente humano – numa lógica breve e até, arrisco, superficial, marcas são o rosto e voz desse sistema complexo de pessoas, desse sistema humano, embora nem sempre humanizado.

Estou cada vez mais convencida de que todo nosso potencial enquanto profissionais de comunicação, marketing, assessores, consultores, acadêmicos, pós-graduados na academia ou na vida, e nossas estratégias, campanhas, planos, ações de storytelling, inboud marketing, branded content, brandbooks inspiradores, narrativas das quais nos orgulhamos não se sustentam se não estiverem ancoradas em pilares concretos e coerentes com a realidade organizacional, com sua identidade, com a cultura, com sua cotidianidade.

Se há algo que me frustra profundamente é quando o encantamento gerado em mim por uma estratégia de comunicação de marca, profundamente humanizada, se depara com relatos nada humanizados de quem vive a organização. Ou seja, me frustram profundamente marcas que humanizam apenas seus discursos, enquanto a ‘desumanidade’ impera nos bastidores, lá onde a luz dos holofotes não alcança.

Numa busca rápida e breve sobre humanização de marcas, multiplicam-se dicas, passos, soluções. No topo da lista, a chamada sedutora: “Seis maneiras de humanizar sua marca”. Histórias, mídias sociais, engajamento, personas, relacionamento, tom da comunicação. Como pensar em humanizar marcas se não humanizarmos as organizações?

 

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.