PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
18 de abril de 2017

Como a inteligência artificial vai mudar o futuro do jornalismo e da assessoria de imprensa

Sabe aquele dia que as máquinas iriam substituir a nossa profissão? Pois é … ele chegou
Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

IA

Este poderia ser mais um título “caça-cliques” ou algo do tipo, mas saiba que – felizmente ou não – ele retrata a mais pura realidade, salvo por um detalhe: não se trata de uma previsão, estamos falando de algo que já aconteceu.

Este foi o tom de abertura da apresentação de Jeremy Gilbert, líder da área de iniciativas estratégicas do The Washington Post. Gilbert, ao lado de Wilson Andrews do The New York Times, Helen Vogt, do Norwegian News e do consultor Wilson Andrews o painel: o futuro da automação das notícias, realizada  na dição 2017 do SXSW, em Austin no Texas.

Wilson Andrews, editor gráfico do The New York Times foi um pouco menos apocalíptico, se é que lhe cabe este adjetivo. Para Andrews, apesar do processo de automação ser algo absolutamente irreversível, a figura do jornalista não deve ser totalmente substituída neste primeiro momento e devemos continuar fazendo inputs e atuando quase como curadores, orientando e calibrando os sistemas de inteligência artificial de modo que eles possam ser mais eficientes, tanto do ponto de vista de informação de qualidade quanto de adequação da linguagem.

Já Helen Vogt, diretora de desenvolvimento de produtos da NTB, agência de notícias na Noruega, a inteligência artificial se destaca em questões estatísticas, quando demandados a produção de infográficos e análises econômicas, por exemplo. Segundo ela, os sistemas produzem estes conteúdos cerca de algumas centenas de vezes mais rápido do que qualquer especialista da área. Clicou, revisou, publicou e monitorou. Tão simples quanto isso.

Ao término do painel, perguntei ao executivo do The Washington Post como ele enxergava o papel das empresas de PR e Jeremy Gilbert começou sua resposta com um sarcástico: elas existem ainda? Brincadeiras à parte, o questionamento pode ter fundamento, afinal, da mesma maneira que a produção de conteúdo editorial caminha para automação total de suas funções, as assessorias de imprensa e empresas de relações públicas também precisam se adaptar urgentemente a esta nova realidade. Meu palpite é: mesmo que a automação de processos e foco em Business Intelligence e Big Data sejam um grande avanço para modelos de negócios antigos, um almoço de relacionamento com um computador dever ser algo tão indigesto quanto o futuro das empresas que não se preparam para este novo jogo.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade