A necessidade de divulgar e o excesso de informação: como sair deste dilema?
Hoje, os profissionais de CI convivem com o excesso de informação proveniente da mídia e das redes sociais, que se soma às informações do ambiente corporativo, cada vez mais dinâmico e com uma necessidade crescente de interação com os empregados. Essa realidade traz um desafio diário para estes profissionais: o que divulgar, em quais canais e para qual público?
Nesse momento é preciso refletir sobre três tipos de informação:
– Informações de interesse corporativo, que precisam ser disseminadas aos empregados, tais como planejamento estratégico da empresa, debates sobre o acordo coletivo, metas e resultados, campanhas sobre Saúde, Meio ambiente e Segurança (SMS).
– Informações de interesse dos empregados, que surgem de demandas ou são características da cultura da força de trabalho, como informes sobre benefícios, notícias sobre eventos ou sobre colegas de trabalho, entre outras.
– Informações de relevância jornalística, que apresentam projetos da empresa, inovações tecnológicas, ações de responsabilidade social e ambiental, por exemplo.
Os três tipos de informação podem interessar a todos os empregados ou apenas a algum grupo específico. Por isso, é necessário que o profissional de CI escolha cuidadosamente quais canais de comunicação devem ser utilizados para cada público-alvo. Segmentar a informação pode facilitar (e muito!) o trabalho, convergindo para uma comunicação mais personalizada, one-to-one, conceito muito utilizado em marketing.
Outra estratégia que pode auxiliar na escolha e divulgação das informações é acriatividade. Usar de recursos visuais para transmitir um conteúdo faz toda diferença! Ferramentas como vídeos, infográficos ou ilustrações deixam a mensagem mais lúdica e atrativa. Mas tudo isso, claro, sem deixar de lado uma premissa básica: textos concisos, objetivos e claros facilitam o dia-a-dia do empregado. Num mundo repleto de informações, links, posts, likes, mídias e redes sociais, simplificar pode ser sinônimo de comunicar bem.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa