A necessidade de divulgar e o excesso de informação: como sair deste dilema?

Hoje, os profissionais de CI convivem com o excesso de informação proveniente da mídia e das redes sociais, que se soma às informações do ambiente corporativo, cada vez mais dinâmico e com uma necessidade crescente de interação com os empregados. Essa realidade traz um desafio diário para estes profissionais: o que divulgar, em quais canais e para qual público?
Nesse momento é preciso refletir sobre três tipos de informação:
– Informações de interesse corporativo, que precisam ser disseminadas aos empregados, tais como planejamento estratégico da empresa, debates sobre o acordo coletivo, metas e resultados, campanhas sobre Saúde, Meio ambiente e Segurança (SMS).
– Informações de interesse dos empregados, que surgem de demandas ou são características da cultura da força de trabalho, como informes sobre benefícios, notícias sobre eventos ou sobre colegas de trabalho, entre outras.
– Informações de relevância jornalística, que apresentam projetos da empresa, inovações tecnológicas, ações de responsabilidade social e ambiental, por exemplo.
Os três tipos de informação podem interessar a todos os empregados ou apenas a algum grupo específico. Por isso, é necessário que o profissional de CI escolha cuidadosamente quais canais de comunicação devem ser utilizados para cada público-alvo. Segmentar a informação pode facilitar (e muito!) o trabalho, convergindo para uma comunicação mais personalizada, one-to-one, conceito muito utilizado em marketing.
Outra estratégia que pode auxiliar na escolha e divulgação das informações é acriatividade. Usar de recursos visuais para transmitir um conteúdo faz toda diferença! Ferramentas como vídeos, infográficos ou ilustrações deixam a mensagem mais lúdica e atrativa. Mas tudo isso, claro, sem deixar de lado uma premissa básica: textos concisos, objetivos e claros facilitam o dia-a-dia do empregado. Num mundo repleto de informações, links, posts, likes, mídias e redes sociais, simplificar pode ser sinônimo de comunicar bem.
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar A Aberje e o logos tropical: quando a palavra funda o destinoMarcia Cavallieri Comunicação em tempos de crise: o caso do COR-Rio nas redes sociaisPaulo Nassar Às vésperas da COP 30: Cultura e Amazônia como Futuro
Destaques
- Paulo Nassar participa de entrevista com Roberto D’Ávila na GloboNews
- Encontro dos Comitês Aberje destaca resultados e reflexões sobre o papel estratégico da comunicação
- Oitavo Encontro Capítulo Aberje Bahia reúne especialistas e destaca reputação e inovação na comunicação
Notícias do Mercado
- Oficina reforça estratégia no setor público e anuncia Pricila Caied como Head de Contas Públicas
- Merco lança a edição 2025 do ranking Merco Talento, que reconhece as melhores empresas do Brasil em atração e fidelização de talentos
- FSB Holding amplia atuação em comunicação com aquisição da agência Calia

































