14 de junho de 2016

Sucesso com a Comunicação

Especialistas em RH são unânimes ao indicar que 9 entre 10 executivos bem-sucedidos dominam técnicas de comunicação. Demonstrar clareza para a transmitir ideias e criar um ambiente propício para troca de informações não é uma questão de sorte. Como disse Tiger Woods, ele só começou a ‘ter sorte’ depois que passou a treinar dez horas por dia.

A comunicação deveria desempenhar um papel fundamental em todos os tipos de empresas. Compartilho 7 situações em que a Comunicação é um Fator de Sucesso:

1. Satisfação com o trabalho – A satisfação no trabalho é atingida quando existe um ambiente que permite o reconhecimento dos profissionais. A sensação de pertencer é fundamental para ter todos os colaboradores unidos em prol de uma causa única, gerando, assim, resultados superiores aos de outras empresas. A comunicação é uma ferramenta estratégica e crucial para construir o sentimento de pertencimento. As startups são um bom exemplo de como o espírito de ‘fazer a diferença’ ajuda a acelerar etapas e a gerar resultados mais rapidamente.

2. Ambiente de aprendizado e de melhoria contínua – Aprendizado depende de maturidade, dedicação e leitura. Estudar cases ajuda no crescimento profissional e na melhoria contínua do trabalho. Acertar e errar faz parte da vida. A questão chave é se você tem maturidade para identificar os cenários, aprender com seus acertos e com seus erros, tirando ensinamentos de cada momento.

3. Foco em inovação – Ambientes inovadores sempre têm um denominador comum: a troca de ideias constantes e a tolerância ao erro. Quanto maior a capacidade de comunicação dos profissionais e das diversas áreas entre si, melhor será o trabalho. Não tenha medo de falar e de propor sugestões consideradas ‘fora da caixa’. Os maiores projetos digitais da atualidade surgiram a partir de questionamentos simples. Pergunte, participe e sugira novas ideias.

4. Equipe integrada – Como trabalhar em time em um ambiente no qual não escolhemos nossos colegas de trabalho? Se todos tivessem em mente que os objetivos empresariais são os mesmos, ficaria mais fácil eliminar conflitos e atuar em equipe em prol da conquista de metas. Com esse olhar diferenciado do que é ‘melhor para a empresa’, conflitos podem ser solucionados e diferenças entre as pessoas podem ser superadas. Dando oportunidade a todos, surpresas positivas podem surgir, inclusive grandes amizades dentro do próprio ambiente de trabalho.  Competição profissional interna é um assunto que merece atenção do alto comando das empresas. É importante medir até que ponto é saudável ou quando ela se transforma em algo prejudicial. A comunicação pode ajudar a evitar conflitos e a eliminá-los de forma preventiva. Quanto mais colaborativo o ambiente de trabalho, melhor será a qualidade de vida de todos, assim como mais efetiva será a retenção dos melhores talentos. As grandes conquistas dependem de pequenas ações. Compartilhar ideias e aprendizados ajuda a equipe a estar na mesma sintonia e em um ambiente no qual cada profissional aprende com o colega.

5. Transparência e tolerância nas relações – Transparência é produto em falta atualmente no Brasil e no mundo. Ou as pessoas evitam dizer o que pensam, ou o fazem de forma agressiva, sem dar chance de melhoria ou de evolução ao longo do trabalho. A comunicação pode ser a melhor estratégia para criar novos hábitos e relações empresariais mais transparentes. Assim, os conflitos tendem a ser solucionados antes que virem batalhas sem vencedores.

6. Funcionários mais engajados – Mobilizar as equipes é um dos grandes desafios das organizações no que se refere à gestão de pessoas e à obtenção de resultados. Com o crescimento da quantidade de jovens no ambiente empresarial, surge um novo cenário ainda mais desafiador. A transformação pode ocorrer com a criação do sentimento de ‘pertencer’ e com a aproximação dos jovens aos objetivos das companhias. Se os funcionários acreditarem no propósito da empresa, as equipes estarão mais engajadas. Lembre-se: eles são os grandes defensores de sua marca. Incentive sua empresa a adotar um novo modelo de negócios, com as áreas de comunicação, marketing e RH ligadas diretamente à Presidência. Assim, com a evolução das áreas, a comunicação deixa de ser uma mera ferramenta de apoio para fazer parte da estratégia de negócios das empresas, alavancando vendas e fortalecendo a reputação corporativa.

7. Segurança para transmitir ideias – Quanto maior o fluxo de ideias, maior será a colaboração e melhor serão os resultados do trabalho. Ao serem convidados para expor suas opiniões, os profissionais participam ativamente com novas ideias e ajustam ocorrências antes que elas se transformem em verdadeiros problemas.

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