Prepare-se para o aumento do busão
PARIS – Uma paralisação dos ônibus municipais de São Paulo foi evitada há cerca de dez dias por um compromisso da prefeitura de repassar às empresas os valores atrasados ao passar a campanha eleitoral. Escrevo antes de encerrar a apuração dos votos na capital. Mas uma coisa parece certa (além davitória de João Doria (PSDB) no primeiro turno, segundo o Datafolha): um aumento da tarifa de ônibus deve ocorrer antes do fim do mandato de Fernando Haddad (PT).
Se o prefeito passasse ao segundo turno, era provável que o reajuste esperasse até depois da segunda votação. Com o resultado em primeira volta, a administração deve antecipar o aumento.
O montante do pagamento que a prefeitura faz às empresas por conta das gratuidades (com idosos, estudantes e as pessoas que pegam dois ônibus com um bilhete único) subiu cerca de 22% entre o ano passado e este. O orçamento previa cerca de R$ 1,8 bilhão, mas o custo vai chegar a R$ 2,3 bi aproximadamente. No mesmo período, a arrecadação de impostos caiu muito mais que o previsto no orçamento.
A administração vem atrasando os repasses diários para as empresas embora declare ter dinheiro em caixa. Mas essas reservas são destinadas a outras finalidades orçamentárias e, para usá-las em Transportes, é preciso assinar decretos de remanejamento. Como as secretarias com mais dinheiro, capazes de ceder para os ônibus, são as chamadas “sociais” (Educação e Saúde), a transferência resulta sempre em desgastes para o prefeito, ainda mais em época eleitoral. Isso explica por que os atrasos se mantiveram até hoje, em cerca de R$ 100 milhões.
Mas além desse problema (que se dissipa com o fim da esperança reeleitoral de Haddad), há uma questão adicional: os remanejamentos têm um teto legal, não podem ser feitos indefinidamente; e a lei orçamentária obriga a prefeitura a gastar no mínimo 31% das receitas com Educação e 15% com Saúde. Há um certo engessamento, que tira margem de manobra.
Com todo esse cenário levado em consideração, funcionários municipais disseram nos últimos dias que a administração teme o risco de não fechar as contas do ano (e Haddad ser acusado de ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal) caso não haja um aumento da tarifa.
Então, ao acordar nesta segunda-feira, 3 de outubro, comece a contagem regressiva. Vem aí um aumento do busão. E a tradição indica que quando sobe o ônibus, aumentam também o Metrô e a CPTM.
Publicado originalmente no site da Folha de S. Paulo.
COMENTÁRIOS:
Notícias Aberje
- Conheça os Comunicadores do Ano 2023; vote e participe do Prêmio Aberje!
- Projetos vencedores do Prêmio Aberje são cada vez mais criativos e envolventes
- Prêmio Aberje 2023 anuncia destaques do ano: CEO Comunicador, Trajetória, Comunicadores e homenagens
- Como desenvolver eficientes canais de comunicação em rede foi tema de reunião do Comitê de CI e Marca Empregadora da Aberje
- Esporte como instrumento de mudança
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Resoluções e desejos para um novo anoLeonardo Müller Boss Class: desafios na gestão empresarial diante de novas demandasEric Vazzoler Websummit Lisboa 2023 – Uma imersão para pensar sobre o futuroVânia Bueno ESG = “Eu sou a Governança”Mônica Brissac Thought Leadership: um case de (muito) sucesso