04 de abril de 2018

Documento ‘Visão 2035: Brasil, um país desenvolvido’, do BNDES, estabelece visão de futuro para nação brasileira

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), instituição associada da Aberje, lançou a publicação “Visão 2035: Brasil, país desenvolvido” que apresenta uma análise dos principais setores da economia brasileira e das macrorregiões do País, elaborada com base em três cenários distintos para o desenvolvimento da economia nacional no período de 2018 a 2035.

O cenário básico pressupõe que o País foi capaz de realizar as tarefas necessárias para destravar o seu desenvolvimento e teve um crescimento médio do PIB de 2,8% ao ano. O patamar intermediário considera que foi possível potencializar o desenvolvimento, adotando medidas capazes de gerar um salto significativo da produtividade do trabalho e do capital. Nesse caso, o crescimento médio do PIB teria sido de 3,9% ao ano. Já o cenário mais ambicioso leva em conta a transformação da economia, conquistando, além de um crescimento econômico nos mesmos níveis do cenário anterior, mudanças relacionadas ao bem-estar da população.

Presente no seminário de lançamento, o presidente-executivo da Abiquim – instituição associada da Aberje, Fernando Figueiredo, destacou a longa tradição do banco em pensar e promover o desenvolvimento econômico brasileiro e elogiou o trabalho realizado. “Não seria exagero afirmar que se trata do primeiro documento, nos últimos 10 anos, que procura estabelecer uma visão de futuro para a nação brasileira e não apenas um mero plano de governo” destaca Figueiredo.

Ainda segundo ele, neste momento em que os candidatos à Presidência da República trabalham em seus programas de governo, o estudo constitui, sem dúvida, no mais importante subsídio para o estabelecimento de políticas públicas capazes de impulsionar a retomada econômica do País e a redução das desigualdades sociais, seja pelo desenvolvimento de setores onde o Brasil possui vantagens competitivas, seja pelo objetivo de promover o desenvolvimento em todas as regiões do País. “É o BNDES cumprindo seu destino de ser o celeiro do desenvolvimento brasileiro”, conclui.

O primeiro volume da série, intitulado Agendas setoriais para o alcance da meta, apresenta um conjunto de 17 análise setoriais realizadas por pesquisadores do BNDES, entre os setores analisados estão a Química e o Petróleo e Gás. Já o segundo volume, chamado de Agendas regionais para o alcance da meta, oferece uma visão regional para os mesmos cenários, observando como as vantagens naturais e os saberes específicos de cada região poderão influenciar no destravamento, na potencialização e na transformação da economia brasileira.

Clique aqui para fazer o download das Agendas setoriais e das Agendas regionais.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *