Veracel promove Semana da Diversidade e destaca compromisso por respeito e inclusão
17 de junho de 2021
  • English

Ação foi realizada pela iniciativa Empresa + Inclusiva da Veracel, que tem como objetivo valorizar e reconhecer as diferenças e incentivar um ambiente de trabalho mais respeitoso

Entre os dias 07 e 11 de junho, a Veracel, empresa de celulose localizada no Sul da Bahia, promoveu a segunda edição da sua Semana da Diversidade e Inclusão e firmou pactos pela diversidade junto a instituições que são referências do tema no país. O objetivo das assinaturas foi firmar o compromisso da empresa nas ações de valorização da diversidade, respeito e inclusão em seu ambiente de trabalho. A Semana da Diversidade contou com palestras de especialistas convidados(as) e de colaboradores(as) da companhia, que esclareceram conceitos sobre diversidade e inclusão, deram depoimentos e promoveram um espaço para o esclarecimento de dúvidas.

As atividades da Semana fazem parte da iniciativa Empresa + Inclusiva, grupo da Veracel que tem como missão promover ações em prol da valorização da diversidade e da inclusão na companhia, engajar as pessoas no tema e incentivar um ambiente de trabalho onde todas as pessoas se sintam incluídas e tenham equidade de oportunidades. Além disso, a iniciativa busca sensibilizar colaboradores(as) da Veracel e de empresas parceiras a refletirem sobre como adotar e praticar o respeito e a inclusão em seu dia a dia.

“Nossa Semana da Diversidade e Inclusão foi uma oportunidade para refletirmos e aprendermos sobre o papel de todos e todas para ampliar cada vez mais uma cultura de respeito, diálogo e acolhimento” destaca Carlos Gomes, coordenador Jurídico da Veracel e líder da iniciativa Empresa + Inclusiva.

As palestras online foram distribuídas durante toda a semana e tiveram temas como “Um olhar para a diversidade e Inclusão”, “Empregabilidade das pessoas com deficiência”, “Acolhendo e celebrando a comunidade LGBTQIA+”, “Diversidade e Inclusão no ambiente corporativo”, além de uma roda de conversa para o aprendizado e discussão sobre o papel dos gêneros e a masculinidade saudável.

Entre os convidados que participaram da Semana, estiveram presentes Sílvia Tyrola – representante da REIS Rede Empresarial de Inclusão Social, Iara Chaves e Paulo Tarcísio, representantes do coletivo Mães pela Diversidade, Cris Kerr, CEO da CKZ Diversidade, entre outros convidados. Depoimentos de colegas de diferentes áreas da empresa também humanizaram as palestras e mostraram como é importante acolher e respeitar as diferenças e viver a diversidade na prática.

Ainda durante a Semana da Diversidade e Inclusão, o diretor presidente da companhia, Caio Zanardo, assinou pactos junto à REIS – Rede Empresarial de Inclusão Social, que luta pela inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, e junto ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+. O objetivo da Veracel por meio da adesão a estes pactos, é deixar ainda mais claro em suas práticas que são intoleráveis e inaceitáveis a violência, exclusão, humilhação, assédio ou discriminação a qualquer pessoa, independente da sua orientação sexual ou gênero. Além disso, com a adesão a estes compromissos, a empresa reafirma seu propósito de cuidar das pessoas e trabalhar para manter o ambiente de trabalho cada vez mais respeitoso e inclusivo.

“A promoção da igualdade começa com o respeito aos direitos das pessoas e a garantia de acesso à oportunidades com base na equidade, considerando as especificidades de cada indivíduo. Sabemos que a sociedade como um todo ainda tem muito a aprender e se desconstruir na busca por esta valorização das diferenças. É desta transformação que nós na Veracel queremos fazer parte, começando dentro de casa com a valorização e o respeito às nossas pessoas, para que, assim, possamos também fazer a diferença também na comunidade na qual estamos inseridos”, destaca Zanardo. “A assinatura destes pactos é a validação do nosso compromisso em trabalhar em prol da inclusão e equidade com o apoio e orientação de consultorias e parceiros especializados no tema”, reforça o diretor presidente da Veracel.

A assinatura dos pactos também são resultados da iniciativa Empresa + Inclusiva da Veracel, que mapearam importantes metas em prol da ampliação da diversidade e inclusão da companhia nos próximos anos.

Iniciativa Empresa + Inclusiva

A iniciativa Empresa + Inclusiva Veracel começou em 2020, com a formação de um comitê de voluntários de diferentes áreas e cargos da companhia. O comitê, formado atualmente por 26 pessoas, trabalha em diferentes grupos de trabalho com foco em equidade de gênero, raça e etnia, pessoas com deficiência, pessoas LGBTQIA+ e gerações.

A primeira etapa do projeto foi a estruturação das ações, objetivos e metas para os próximos anos, além da contratação de uma consultoria especializada em Diversidade e Inclusão e a realização de um censo de diversidade e uma pesquisa de percepção das pessoas da Veracel a respeito do tema, com estas ferramentas a empresa produziu um diagnóstico real da companhia para o mapeamento das ações necessárias.

“Organizar uma corporação inteira em prol deste aprendizado e desconstrução é um grande desafio, mas que abraçamos com o compromisso de fazer isso de forma fundamentada e sempre por meio do diálogo e valorização das diferenças para o desenvolvimento de ações estruturadas para acelerar o processo de transformação que desejamos na empresa e na sociedade em que vivemos” finaliza Carlos Gomes.
 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.