RICHARLISON E PAQUETÁ SUPERAM NEYMAR EM POPULARIDADE NAS MÍDIAS DIGITAIS
A Cortex, referência em inteligência de dados para comunicação estratégica e reputação, analisou a popularidade digital dos jogadores convocados para a Seleção, durante o período de 18 de novembro a 6 de dezembro. Neymar, do PSG, é o que teve, até o momento, maior impacto nas mídias digitais na exposição acumulada na Copa do Mundo. Já Richarlison, do Tottenham, e Paquetá, do West Ham, têm ganhado espaço significativo nos últimos jogos, conquistando, hoje, a primeira e a segunda posição do ranking, respectivamente, deixando Neymar em terceiro lugar. Vinicius Jr., do Real Madrid, também está entre os destaques em relevância digital, ocupando a quarta posição no ranking.
A análise mostra que tanto Richarlison quanto Vinicius Jr. mantêm consistência no Indicador de Relevância na Mídia Digital no decorrer dos dias, especialmente quando há jogo. Enquanto Paquetá teve um aumento após o confronto contra a Coreia do Sul, puxado pelo efeito torcida do Flamengo. Em dias sem seleção no campo, o impacto de Neymar nas mídias prevalece.
Richarlison é o jogador com maior tendência de crescimento em relevância na mídia digital
Entre o início da Copa do Mundo e o jogo contra a Coreia do Sul, o jogador do Tottenham cresceu 130,1% no Indicador de Relevância na Mídia Digital. O desempenho em campo e a simpatia em entrevistas e comemorações têm feito o “Pombo” cair na graça da torcida canarinho.
Já Neymar apresentou queda de 3,34 pontos no indicador, reforçando a análise de que Richarlison, Vinícius Jr. e Paquetá (os que mais ganharam capital nas mídias) tendem a se tornar potenciais coprotagonistas na Seleção Brasileira.
O Diretor de Inovação da Cortex, Claudio Bruno, explica que, hoje, o olhar dos torcedores está voltado para o mundo digital e as estratégias de comunicação dos jogadores, assim como no caso de marcas e empresas, precisam seguir essa dinâmica. “Cada vez mais, as pessoas estão conectadas e isso impacta diretamente na relação do jogador com o público. O crescimento do Richarlison nas mídias digitais é fruto do desempenho dele nos jogos da Seleção, mas também do seu carisma e consciência social, o que faz com que os torcedores se identifiquem com ele. Quanto mais o jogador gera conteúdo para quem o acompanha, seja em suas próprias redes sociais, nas menções pelos veículos de imprensa ou nos conteúdos produzidos pelos formadores de opinião, maior fica seu índice de popularidade das mídias digitais.”, revela.
Metodologia
Com inteligência artificial e machine learning, a plataforma da Cortex monitorou de 7 a 18 de novembro, as menções aos nomes dos jogadores convocados para a Seleção Brasileira na imprensa e nas redes sociais de líderes de opinião, além de analisar em paralelo o desempenho digital nas redes próprias de cada jogador, com dados de engajamento e número de seguidores.
Destaques
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
- 28% das empresas observa alcance e abrangência como principal desafio comunicacional, aponta pesquisa sobre comunicação no mercado financeiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão