PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
05 de março de 2025

Resumo executivo dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos 2024 está disponível para membros

Documento reúne principais discussões e insights dos grupos que debateram temas estratégicos da Comunicação Corporativa
Mario Bucci
Crédito: Tati Nolla
 
  • COMPARTILHAR:

A Aberje, por meio do Centro de Estudos e Análises Econômicas Aplicadas à Comunicação (CEAEC), disponibilizou para seus membros o resumo executivo dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos de 2024. Cada um dos quatro Comitês de Estudos Temáticos da Aberje reuniu profissionais de comunicação de diversas organizações associadas. O material detalha os encontros realizados ao longo do ano, destacando os principais temas debatidos, a participação de especialistas convidados e as reflexões sobre o futuro da Comunicação Corporativa.

+Conheça os membros dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos de 2025

O documento apresenta depoimentos dos coordenadores e vice-coordenadores que conduziram os trabalhos, além de referências adicionais indicadas pelos membros. Uma pesquisa de avaliação e a lista de temas potenciais para 2025 complementam o conteúdo.

Principais temas debatidos em 2024

O Comitê de Comunicação e Engajamento para ESG focou na necessidade de uma comunicação transparente e autêntica para a construção de uma agenda ESG sólida, assim como a importância de as empresas adotarem práticas sustentáveis antes de comunicá-las. Os participantes discutiram temas como greenwashing, letramento em sustentabilidade e engajamento da cadeia de valor, reforçando a importância de integrar a sustentabilidade à cultura organizacional.

Já o Comitê de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação explorou os desafios da mensuração de resultados na área, de maneira a conectar estratégias de comunicação aos objetivos de negócio. O grupo enfatizou a necessidade de uma cultura de dados nas organizações e destacou ferramentas e metodologias para coleta e análise de dados. O comitê também debateu a integração de dados de comunicação com áreas como marketing e RH para gerar insights mais completos e estratégicos.

O Comitê de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora abordou as melhores práticas para engajamento de colaboradores e fortalecimento da marca empregadora. Foram discutidos temas como papel da liderança comunicadora, a importância da escuta ativa e os desafios da comunicação em ambientes híbridos. A integração entre comunicação interna, RH e marketing foi apontada como essencial para a construção de uma comunicação 360°.

Por fim, o Comitê de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas analisou os desafios da gestão da reputação em um cenário de constantes transformações, impulsionado pelo avanço das novas tecnologias e pela influência das redes sociais. O combate à desinformação e a gestão de crises também foram muito discutidos, com destaque para a importância de políticas corporativas claras e de um monitoramento constante da imprensa e do ambiente digital. Os participantes também falaram sobre o papel dos colaboradores como embaixadores da marca e sobre a importância do fortalecimento da cultura de comunicação transparente e autêntica.

Sobre os Comitês Aberje de Estudos Temáticos

Os Comitês Aberje de Estudos Temáticos são espaços seguros para troca de informações e aprendizado mútuo para profissionais da rede associativa. São grupos fixos de membros, nomeados por organizações associadas à Aberje, que se reúnem com regularidade para discutir, aprofundar e gerar novos conhecimentos sobre determinados temas de interesse da Comunicação Corporativa. A participação nos Comitês é exclusiva para empresas associadas e os temas e grupos são renovados a cada ano.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.