Comitês Aberje de Estudos Temáticos iniciam atividades de 2025; conheça os membros

Em 2025, os Comitês Aberje de Estudos Temáticos retomam suas atividades. O alto interesse na iniciativa resultou em mais de 300 inscrições para 120 vagas. A seleção dos integrantes seguiu critérios específicos, considerando o nível de senioridade dos participantes e buscando um equilíbrio entre empresas contratantes e fornecedores de comunicação (como agências e consultorias).
+Veja o resumo executivo dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos 2024
Cada comitê é composto por 30 duplas de participantes, sendo 70% deles de contratantes (23) e 30% de fornecedores (7). Além disso, os 12 mantenedores da Aberje tiveram a oportunidade de escolher um comitê para participar, com a maioria optando pelo Comitê de Reputação Organizacional.
Este ano, foram formados quatro grupos de discussão, cada um com um tema específico e coordenado por um especialista do setor. No primeiro encontro, os participantes devem se apresentar e participar de uma atividade de integração, além de definir as pautas do ano e eleger a pessoa responsável pela vice-coordenação.
Um dos principais objetivos dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos é garantir que as discussões e aprendizados tenham um impacto concreto no setor. Como proposta de legado, a Aberje estuda a possibilidade de desenvolver um e-book com os principais insights e reflexões dos grupos, consolidando as discussões e gerando um material de referência para a comunidade da Comunicação Corporativa.
Comitê de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação
Coordenador: Peagá de Oliveira, diretor sênior de Comunicação do Jusbrasil
A cultura de dados na comunicação fortalece a tomada de decisões estratégicas e permite a mensuração do retorno sobre o investimento na área. O Comitê de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação debate práticas para alinhar a comunicação aos objetivos organizacionais por meio de dados e indicadores.
Comitê de Comunicação e Reputação Organizacional
Coordenador: Ibiapaba Netto, diretor-executivo da CitrusBR
A reputação corporativa exige estratégias que vão além da resposta a crises. O Comitê de Comunicação e Reputação Organizacional discute formas de construir e manter uma imagem positiva, fortalecer relacionamentos com stakeholders e adotar ações preventivas e estratégicas para a gestão da reputação.
Comitê de Comunicação Interna nos Desafios da Liderança
Coordenadora: Karla Magalhães, em transição da Sompo Seguros para Tokio Marine
Lideranças desempenham um papel central na comunicação interna, conectando equipes e promovendo engajamento. O Comitê de Comunicação Interna nos Desafios da Liderança aborda desafios e práticas para tornar a comunicação mais transparente, colaborativa e alinhada à cultura organizacional.
Comitê de Relacionamento com a Imprensa
Coordenadora: Renata Freitas, gerente de Relações com a Mídia e Imagem Corporativa do Iveco Group
O relacionamento com a imprensa é essencial para fortalecer a reputação e posicionar a organização como fonte confiável. O Comitê de Relacionamento com a Imprensa, uma novidade para 2025, discute tendências da mídia, desafios da interação com jornalistas e estratégias para uma comunicação eficaz e transparente com a sociedade.
Conheça os membros, temas propostos e o regulamento do Comitê de Relacionamento com a Imprensa
Sobre os Comitês Aberje de Estudos Temáticos
Os Comitês Aberje de Estudos Temáticos são espaços seguros para troca de informações e aprendizado mútuo para profissionais da rede associativa. São grupos fixos de membros, nomeados por organizações associadas à Aberje, que se reúnem com regularidade para discutir, aprofundar e gerar novos conhecimentos sobre determinados temas de interesse da Comunicação Corporativa. A participação nos Comitês é exclusiva para empresas associadas e os temas e grupos são renovados a cada ano.
Destaques
- Aberje Capítulo Amazônia e Casa Balaio firmam parceria
- Giovanni Nobile assume diretoria do Capítulo Aberje Brasília
- 99 associa-se à Aberje
- Lab de Comunicação debate estratégias para ativação de marca
- Comunicação e Governança em debate: o desafio de unir discurso e prática
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre A linguagem é um vírusPaulo Nassar Morreu um homem bomGiovanni Nobile Dias O ecossistema informacional na Era DigitalElizeo Karkoski Empresas AINDA sem comunicação interna? O preço do improviso é alto!Marcos Santos O alerta da série Adolescência para os pais na era dos algoritmos