PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
06 de abril de 2023

Programa Avançado em Gestão da Reputação é novo curso da Escola Aberje

Atualizado em outubro de 2023
Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Está confirmada a primeira edição do Programa Avançado em Gestão da Reputação – Como obter a Licença Social para Operar, curso de longa duração da Escola Aberje de Comunicação. O programa é online e inicia no dia 26 de abril e segue até 23 de junho, sempre às quartas e sexta-feiras, das 9h às 12h. São 45 horas divididas em oito aulas, onde os professores – instrutores atuantes no mercado de trabalho – vão abordar diversos temas para quem busca atualização ou novos conhecimentos na área.

O curso é destinado aos profissionais das áreas de comunicação e relações institucionais, que buscam se capacitar para atuar de forma mais eficiente sobre a chamada “Licença Social para Operar (LSO)”, ativo intangível fundamental nos tempos atuais. Tal conceito diz respeito ao relacionamento de uma organização com seus públicos de interesse, um “contrato tácito” entre as partes, em que esse público (comunidade do entorno, consumidores, sociedade em geral) fornece uma autorização informal para a companhia operar. Para se ter uma Licença Social para Operar, a organização precisa ser digna e ser percebida como tal pelos seus públicos de relacionamento e, por isso, a importância da gestão da reputação organizacional e a construção de fortes laços de confiança entre empresa e comunidade. 

A LSO reconhece as relações de poder existentes entre os grupos sociais, procura entender suas dinâmicas, suas necessidades e seus projetos, valorizando a cidadania corporativa, a transparência e o compliance, podendo ser usada pela empresa, inclusive, para reduzir impactos e negociar soluções positivas com as partes interessadas.

O corpo docente deste Programa Avançado conta com profissionais gabaritados no mercado e na academia. Carlos Parente, diretor da Midfield Consulting e autor do recém-lançado livro “Regras novas, jogadores antigos – Um ensaio sobre o presente e o futuro da atividade de Relações Institucionais e Governamentais (RIG)”, pela Editora Aberje; Tatiana Maia Lins, fundadora da Makemake – A Casa da Reputação, editora da Revista da Reputação e coautora do livro “Reputação e valor compartilhado: Conversas com CEOs das Empresas Líderes em ESG”, pela Editora Aberje (2022); Roberta Lippi, sócia da Brunswick Group; Sonia Consiglio, conselheira de empresas, SDG Pioneer pelo Pacto Global da ONU; Ricardo Voltolini, presidente da Ideia Sustentável e um dos pioneiros em sustentabilidade empresarial do Brasil; Lilian Gaino Dorighello, gerente sênior de Comunicação Corporativa da Unilever; Luiz Chinan, sócio-diretor da RETOHC e curador da Aliança Aberje de Combate às Fake News; Viviane Mansi, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para América Latina e Caribe; Junia Nogueira de Sá, conselheira, membro do conselho da Rede Mulher Empreendedora, especialista em gestão de crises de imagem, delegada do Brasil no W20, grupo do G20 voltado à igualdade de gênero; Renard Aron, diretor sênior de relações governamentais do grupo Johnson & Johnson e autor do livro “Lobby Digital”, pela Editora Aberje (2020); Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA/USP; Malu Weber, diretora sênior de Comunicação Corporativa da Bayer e vice-presidente do Conselho Deliberativo da Aberje; Grazielle Parenti, vice-presidente Global de Relações Institucionais e Sustentabilidade e a presidência do Instituto BRF; Cássio Garkalns, especialista em Planejamento e Gestão de Territórios, sócio diretor e CEO da GKS Negócios Sustentáveis; Cristiana Xavier de Brito, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BASF para América do Sul e membro do Conselho Consultivo da Rede Brasileira do Pacto Global da ONU, da Fundação Espaço ECO e da Aberje; Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem SA e co-líder do Grupo de Trabalho que está desenvolvendo um novo padrão internacional sobre Terminologia, Princípios e Guia para a implementação da Economia Circular na ISO; Kalil Cury Filho, consultor em desenvolvimento sustentável, prestando consultoria em estratégia para grandes empresas e em advisory de políticas públicas para instituições da sociedade civil, sendo fundador da Partner Desenvolvimento e Eduardo Prestes, mestre em Comunicação especializado em gerenciamento de riscos e compliance pela FIA e professor convidado da Aberje em Comunicação de crises corporativas.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.