13 de janeiro de 2023

Pravaler investe em cultura organizacional com foco no colaborador

Edfintech, que passa por novo momento, utiliza a estratégia para atrair e reter talentos, proporcionar experiências positivas e melhorar performance

A pandemia de covid-19 proporcionou diversas transformações em todo o mundo, tanto o físico quanto o digital. O trabalho remoto, adotado devido ao distanciamento social, permitiu a conexão entre profissionais e empresas de diferentes países. Esse movimento levou muitas companhias – principalmente as de tecnologia – a terem dificuldades em encontrar especialistas, além do desafio de retê-los, já que a competição entre os empregadores passou a ser global.

Mas, afinal, o que fazer para atrair talentos e mantê-los interessados em seguir carreira em uma empresa? O Pravaler, principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil, tem apostado em tendências relativamente novas no país: o Employer Branding, estratégia utilizada para reforçar os pontos positivos da organização e fortalecer a sua imagem a fim de atrair pessoas talentosas para o quadro de funcionários; e em Employee Experience, ou EX, que coloca o colaborador como protagonista e foco central das decisões que serão tomadas na companhia.

“Temos uma meta ousada de ampliar o acesso à educação e beneficiar um milhão de alunos nos próximos anos, contribuindo para a transformação da vida de muitas famílias. E esse futuro será construído pelas pessoas que estão conosco. Sabemos onde queremos chegar e, para isso, nós, da área de Gente e Gestão, precisamos garantir que estamos trazendo profissionais que irão fomentar o alcance desse objetivo, que estejam alinhados com nossa cultura. Além disso, queremos colaborar com o desenvolvimento delas”, explica Fernanda Inomata, Chief Human Resources Officer – CHRO do Pravaler, onde lidera as frentes de Atração, Employer Branding, Employee Experience e People Analytics.

Fernanda explica que essa transformação surgiu a partir da aquisição da edtech Amigo Edu, no final de 2021. O setor, assim como a empresa, passa por um novo momento e essa preocupação com os colaboradores gerou a necessidade de reestruturação do time responsável por encontrar, atrair e reter os talentos. A equipe que antes contava com apenas 13 pessoas cresceu para 24 e entre as últimas contratações está Bruna Marques, head de Atração e Employer Branding do Pravaler, que defende a importância de se trabalhar a marca empregadora de maneira estratégica e intencional, e de Maria Otilia Duarte, que tem como desafio reforçar a cultura e unir características diferenciadas de cada colaborador para conquistar e desenvolver os melhores talentos.

“Atrair e contratar as pessoas certas é um baita desafio. Fazer uma gestão estratégica de marca empregadora exige um compromisso com a transparência e a verdade. O Pravaler nasceu do sonho que a educação não fosse mais um privilégio no nosso país e hoje temos um time altamente comprometido com esse propósito. Nós estamos transformando o acesso à educação no Brasil e isso só é possível porque contamos com um time de pessoas realmente incríveis”, destaca Bruna Marques, head de Atração e Employer Branding da edfintech.

Embora o salário continue sendo um fator importante para os candidatos, as empresas, como o Pravaler, estão cada vez mais focadas em criar uma melhor experiência para seus funcionários. Isso significa oferecer mais autonomia e flexibilidade, ao mesmo tempo que atende às necessidades emocionais e intelectuais para criar um sentimento de pertencimento.

Para que as companhias alcancem bons resultados, é importante que o Employer Branding e o Employee Experience caminhem lado a lado. Quanto melhor as pessoas estão, se tornaram mais engajadas e produtivas e tendem a ficar mais tempo na empresa, pois se sentem valorizadas. Também é importante ter a jornada do colaborador bem estruturada, levando em consideração as etapas de preboarding; em que o possível candidato se identifica com a companhia e é realizado um primeiro contato; onboarding, em que acontece o período de imersão durante a contratação/efetivação; e offboarding, relacionado ao desligamento.

“Atualmente, nosso principal desafio é oferecer, de maneira equilibrada, uma cultura de segurança psicológica, e manter as pessoas boas nos lugares certos para que se desenvolvam profissionalmente. E, é exatamente por isso, que temos buscado proporcionar cada vez mais experiências positivas para os colaboradores. O Pravaler é uma surpreendente equação de gente qualificada em um ambiente colaborativo. A última pesquisa do GPTW mostrou que 95% dos profissionais avaliam a empresa como um ambiente desafiador e com segurança psicológica (a segurança de poder ser você mesmo). Fechamos 2022 com o melhor resultado de eNPS da história da edfintech, indicando que os colaboradores recomendam a empresa para outras pessoas trabalharem. Estar em um terreno fértil assim, é fundamental para o trabalho de Gente e Gestão”, comenta Maria Ottilia Duarte, head de Employee Experience e Desenvolvimento do Pravaler.

De acordo com o relatório global da Pesquisa de Employer Brand 2022, produzido pela consultoria de recursos humanos Randstad, 69% dos entrevistados acreditam que estabilidade no emprego é um fator importante para a retenção de talentos, 63% acreditam que a boa reputação da empresa contribui para que o funcionário se mantenha no emprego, 63% afirmam qu

  • COMPARTILHAR: