Morre Izolda Cremonine, pioneira e educadora da comunicação empresarial no Brasil

A Aberje lamenta o falecimento da professora Izolda Cremonine, uma das pioneiras da comunicação organizacional no Brasil, ocorrido no último domingo (01). Ela teve papel decisivo na formação dos alicerces desse campo, hoje reconhecido como essencial no ambiente corporativo.

Participou como conselheira da Aberje no Conselho Fiscal no mandato de 1993/1995 e no Conselho Consultivo no mandato de 1996/1998. Foi professora da Escola Aberje desde 1996 até 2011, ministrando cursos livres nas áreas de Relacionamento com a Imprensa e Planejamento Estratégico de Comunicação. Também foi professora do curso de MBA nas quatro primeiras turmas (entre 2011 e 2013), na disciplina de Relacionamento com a Imprensa. Izolda atuou também na ESPM, onde formou gerações de comunicadores com entusiasmo, generosidade e visão crítica. Ela ainda atuou como jurada do Prêmio Aberje, de 1996 até 2020, nas categorias Relacionamento com Público Interno, Comunicação Integrada, Relacionamento com a Imprensa e outras.
É autora de dois capítulos de livros pela Aberje Editorial: “O colapso do ensino do Jornalismo no Brasil”, na obra “Coleção Panorama da Comunicação Empresarial”, vol 3, publicado em 1989; e “Comunicação Interna e o aumento de nossa responsabilidade”, na obra “Comunicação Interna: a força das empresas”, vol. 3, de 2006. Também escreveu duas reportagens na Revista Comunicação Empresarial: “Sua majestade o cliente” (1995), sobre relacionamento com clientes; e “Porque ter medo de resultados?” (2004), sobre mensuração de resultados em comunicação.
Empreendedora, fundou uma pequena agência de comunicação e dedicou sua vida ao ofício de traduzir o mundo para os públicos e de formar consciências para além da técnica. Izolda construiu pontes entre razão e sensibilidade, entre sala de aula e legado duradouro. Sua presença deixa marcas profundas na história da comunicação corporativa brasileira.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































