17 de agosto de 2023

Livro expõe os dilemas da idade, do trabalho e da saúde depois dos 50

Com seleção de artigos, Maria Tereza Gomes expõe a própria experiência de envelhecimento, com suas dores e conquistas

“Inadequada ficava a tua avó!” e “Querido, estou encolhendo” são alguns dos títulos de textos sobre longevidade escritos pela jornalista, empreendedora e escritora Maria Tereza Gomes, 58 anos, compilados em “Coisas que aprendemos com o tempo”, lançamento do Selo Edições 70, da editora Almedina Brasil. A obra dá voz aos desafios relacionados à idade ao reunir uma seleção de artigos intimistas assinados pela autora. Enquanto expõe a própria experiência de envelhecimento, ela também imprime um tom jornalístico ao entrevistar especialistas em busca de respostas para os dilemas de quem “tem mais passado que futuro”.

Nessa jornada de reflexões sobre o amadurecimento, Maria Tereza não esconde seu temor de sofrer de Alzheimer, de sua poupança acabar antes dela e a dor das perdas acumuladas conforme os anos passam. O livro está organizado em três partes: idade, trabalho e saúde. No texto de abertura, “Aos 55 atingi a expectativa de vida esperada quando nasci”, a jornalista aborda a revolução da longevidade, fenômeno global que está mudando também a pirâmide etária brasileira.

“Somos uma geração que pode sonhar com os 100 anos, mas a questão ainda a ser resolvida é como vamos viver esses anos extras”, diz a autora. “É algo perturbador e sobre o qual tento refletir nos meus textos. Mas já descobri que uma parte importante do processo de envelhecer depende da forma como cuidamos do nosso corpo, mente e alma – e isso não depende da idade”, reflete.

O interesse pelo tema da longevidade nasceu a partir do podcast Mulheres de 50, apresentado por Maria Tereza e suas três irmãs, no qual discutem temas ligados à meia idade, como menopausa e relacionamentos. Agora, em Coisas que aprendemos com o tempo, ela convida os leitores a entrar no universo que celebra o auge da maturidade e a rirem de seus títulos bem-humorados, entre os quais estão “Brasil tem a primeira geração de idosos com dentes” e “Nem todos os 60+ gostam de bege”.

Ficha técnica

Livro: Coisas que aprendemos com o tempo – Idade, trabalho e saúde
Autor: Maria Tereza Gomes
Editora: Almedina Brasil – Selo 70
Páginas: 128
Onde encontrar: Almedina Brasil | Amazon

Sobre a autora

Maria Tereza Gomes – mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP, bolsista do Knight-Wallace Fellow pela Universidade de Michigan, é uma experiente jornalista de economia e negócios. Trabalhou por 18 anos no Grupo Abril, onde foi repórter da revista Exame e diretora de redação da revista Você S/A e do Guia Exame-Você S/A – As Melhores Empresas para Você Trabalhar. Como diretora de produção e programação, liderou e lançou o IdealTV, canal por assinatura dedicado à gestão, negócios e carreiras. Como apresentadora de TV, Maria Tereza entrevistou mais de 70 CEOs para o programa Trajetória Ideal. É autora de outros dois livros: O Guia dos MBAs (2000) e O Chamado (2016), além de coautora de outros títulos. Atualmente, é colunista de longevidade da revista Época Negócios, mediadora do podcast Mulheres de 50 e CEO da Jabuticaba Conteúdo, empresa certificada como Women’s Business Enterprise pela WeConnect International. É paranaense e desde 1993 mora em São Paulo. Tem 58 anos, é casada com o também jornalista Geraldo Magella e não tem filhos.

  • COMPARTILHAR: