Jornal O Globo publica artigo de diretores da Aberje: “Empresas são mais tolerantes que a política”

Foi publicado hoje (dia 11 de maio) no Jornal O Globo, o artigo intitulado “Empresas são mais tolerantes que a política”, escrito por Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje e doutorando em filosofia pela USP, e Paulo Nassar, diretor-presidente da associação e professor titular da ECA-USP.
O texto aborda o ambiente empresarial atual posicionado na vanguarda do pluralismo. Trecho do artigo destaca que “parece certo que as grandes corporações têm buscado ampliar a diversidade de perfis de seus colaboradores, bem como se manter abertas a ouvir os mais diferentes setores da sociedade e que tal movimento modernizante é observável não só em grandes companhias internacionais, mas também em importantes empresas brasileiras”.
Os autores salientam que as práticas de Diversidade e Inclusão nas organizações e o compromisso com a sustentabilidade dos processos produtivos parecem ser consequências da busca pelo sucesso. “Mesmo que não faltem estudos para corroborar essa percepção, o mundo está longe de atingir os níveis de paridade e igualdade de condições e oportunidades que seriam desejáveis numa sociedade moderna e democrática”.
Por fim, na análise de Paulo e Hamilton, as empresas têm dado mostras de um louvável espírito de tolerância e abertura: “Nesse contexto, é urgente que essas organizações forneçam um contraponto civilizador ao radicalismo e à intolerância que tem propagado sobretudo nas redes sociais”.
Leia o artigo na íntegra aqui
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































