Jornada Aberje de Liderança estreia em SP com apresentação de pesquisa e lançamento da Revista Comunicação Empresarial
Na manhã do dia 20 aconteceu a primeira Jornada Aberje de Liderança, na sede da associação em São Paulo. “Novos Tempos, Novos Líderes – O Perfil da Liderança em Comunicação no Brasil” marcou o primeiro de uma série de encontros que irá apresentar, em diversos estados brasileiros, os resultados da pesquisa inédita realizada pela Aberje sobre a liderança em comunicação corporativa no país. A pesquisa serviu de base para o dossiê da Revista CE Comunicação Empresarial 103, também lançada no evento. O encontro teve parceria do Consulado Britânico e apoio da SAP e Suzano.
O bate papo contou com a presença de Hamilton dos Santos, diretor geral da Aberje; Bob Philipson, diretor de Comércio do Consulado Britânico; Carlos Ramello, RH e Desenvolvimento Organizacional da Aberje, que apresentou os resultados da pesquisa; Edward Pimenta, jornalista, diretor do G.Lab e curador da edição 103 da Revista CE, que falou sobre as novidades da publicação; e por fim, Fiona Devine, professora de sociologia na University of Manchester e chefe da Manchester Business School, que debateu sobre liderança no século XXI.
Entre as principais conclusões da pesquisa está o fato de as mulheres ocuparem 69% dos cargos de liderança na comunicação corporativa — esta predominância já era visível há anos, mas nunca havia sido mensurada. O trabalho mostra, no entanto, que embora sejam maioria na área da comunicação, as mulheres ocupam apenas 45% dos cargos de alta liderança nas empresas onde trabalham.
Embora as mulheres ocupem um lugar de destaque na profissão, a pesquisa aponta que ainda falta diversidade na comunicação empresarial no país. De todos os entrevistados, 93% se declararam heterossexuais, enquanto 5% disseram ser homossexuais e 2% bissexuais. Também existe uma predominância de profissionais brancos na área — 81%, contra 14% de pardos, 5% de negros e 2% de amarelos. Apenas 1% dos respondentes declarou ser deficiente físico.
Outro destaque do levantamento diz respeito à escolaridade dos comunicadores. De acordo com a pesquisa, todos os líderes da área possuem curso superior e somente 7% dos profissionais não fizeram outro curso após sua graduação, com destaque para a pós-graduação Latu Sensu ou Especialização/MBA, cursada por 71% dos entrevistados, em sua maioria com idades entre 26 e 40 anos (53%).
A professora Fiona apresentou estudos da University of Manchester que abordam os temas de liderança, produtividade e bem-estar. Uma das pesquisas, de Robin Martin, professor de Psicologia Organizacional, por exemplo, estudou o impacto da relação entre liderança e liderado na produtividade. A qualidade dessa relação é um dos principais indicadores sobre bem-estar no trabalho, que afeta diretamente atenção, produtividade e criatividade. Outra pesquisa tratou de como a comunicação está atrelada a qualquer atividade do líder. Se o principal papel de quem comanda é atingir as metas, cumprir os objetivos planejados, para isso, ele necessita engajar e comunicar com seus liderados. Os gestores precisam de capacidades de comunicação; e os comunicadores precisam cada vez mais de habilidades de gestão. A mensagem que fica é que liderar não é falar para as pessoas o que elas têm que fazer, mas sim oferecer diálogo e orientação.
Confira a transmissão ao vivo:
Parte 1:
Parte 2:
Agenda 2019
Hamilton dos Santos anunciou as novidades da Aberje para o ano. Como acontece desde 2015, a Aberje elegeu o tema do ano que orienta as narrativas das atividades da associação: em 2019 o tema do ano da Aberje é “Comunicação e Liderança”. Dentro desse tema, a Jornada Aberje de Liderança irá percorrer os Capítulos da associação nos diversos estados do país para apresentar os resultados dessa pesquisa de liderança em comunicação.
Em Abril, nos dias 3 e 4, acontece a 4ª edição do Aberje Trends, evento referência em comunicação corporativa para acompanhar as principais tendências do setor. Esta edição tem como destaque o tema Comunicação Pública, com a palestra internacional de Adolfo Mesquita, uma das principais lideranças da nova geração na política em Portugal.
No dia 21 de Março, acontece o Warm-up do Aberje Trends. É um evento de um dia inteiro, que irá tratar de alguns assuntos relevantes na comunicação: sustentabilidade, comunicação do agronegócio, propósito de marca e causas, e relacionamento com comunidades. A entrada para o Warm-up pode ser adquirida separadamente, mas quem compra um ingresso do Aberje Trends, tem direito de participar do Warm-up gratuitamente.
Em Maio, tem início a 3ª turma do Programa Avançado em Comunicação Interna, que vai até o dia 14 de Dezembro. O curso completo tem 84 horas de duração, com aulas sempre aos sábados (uma vez ao mês), dividido em três módulos: Planejamento, Estratégia e Mensuração da CI; Estratégias de Humanização na CI; Liderança e Comunicação Interna. As inscrições já estão abertas.
Já em Março, dia 23, tem início a primeira edição do Programa Avançado em Comunicação Pública, realizado em parceria com a ABCPública. Com formato similar (80 horas de duração, aos sábados), o curso é voltado para profissionais de comunicação que atuam na área pública e terceiro setor.
Outra iniciativa da Escola Aberje é o Curso Internacional de Comunicação Empresarial Aberje/Syracuse, que acontece entre os dias 17 a 23 de Novembro, em Nova York. Voltado para profissionais sênior, que buscam adquirir uma visão mais ampla, gerencial e internacional em Comunicação Empresarial, o programa tem uma semana inteira de duração e acontecem na Syracuse University, com 45 horas totais.
Os destaques do primeiro semestre contam também com o Lab de Comunicação para Diversidade, que tem patrocínio master da Avon e patrocínio da Bayer, e os eventos internacionais da Fundacom (que a Aberje faz parte como membro patrono): o Cibecom’19 e os Prêmios Fundacom, 8 a 10 de maio.
Destaques
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
- Referência FC estreia na Copinha com apoio da Aberje e da Prefeitura de Embu das Artes
- Diageo Day celebra conexões no mercado de bebidas a partir de relacionamento com públicos estratégicos
- Capítulo Aberje MG e parceiros se unem em campanha contra violência de gênero
- Lab de Comunicação para Diversidade discute políticas efetivas de DEI no mercado brasileiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados