Programa Avançado em Comunicação Interna 2021 – ONLINE

O Programa Avançado em Comunicação Interna (ONLINE), é destinado aos profissionais que lidam com a gestão da comunicação interna ou que almejam cargos de gestão nessa área. O curso completo tem 72 horas, divididas em 3 módulos. Você poderá adquirir o programa completo, somente o módulo específico ou somente as aulas avulsas. Confira a grade do programa abaixo:

Programação 2020:

Módulo 1 – Planejamento, Estratégia e Mensuração da Comunicação Interna (18 horas)

Módulo 2 – Estratégias de humanização na Comunicação Interna (33 horas)

Módulo 3 – Liderança em Comunicação Interna (21 horas)

  • Horário e local
  • Investimentos
  • Instrutores
  • Cynthia Provedel

    Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (Facasper), especialista em Gestão de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e graduada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Mais de 18 anos de experiência em organizações, tais como Duratex, Sanofi, Novartis, Ericsson, Grupo Ultra e GPA (Grupo Pão de Açúcar), liderando temas como Comunicação Interna, Cultura, Desenvolvimento Humano. Concebeu e publicou – em inglês e português – uma matriz de maturidade em comunicação interna, ferramenta de diagnóstico e planejamento em comunicação interna que tem apoiado diversos profissionais da área. Vencedora do Prêmio Aberje 2018 na categoria “Relacionamento com Público Interno” em case transversal envolvendo Cultura, Engajamento e Comunicação. Desde 2015, atua como professora da disciplina de Comunicação Interna no MBA da Aberje em Gestão da Comunicação Empresarial e instrutora de curso anual em “Planejamento da Comunicação Interna”. Possui artigos publicados pela Intercom e Organicom e é coautora dos livros “Comunicação em Cena” e “Ensaios sobre Comunicação com Empregados”.

  • Emiliana Pomarico Ribeiro

    Relações-públicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e tecnóloga em Produção Audiovisual pela Universidade Paulista. É doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação da ECA-USP (PPGCOM) em Ciências da Comunicação. Trabalha como Gerente Executiva da Escola Aberje de Comunicação na Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

  • Lilian Gaino Dorighello

    Graduada em Letras, especialista em Gestão da Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP (GESTCORP) e pelo MBA Aberje/ESEG. Possui mais de 15 anos de experiência profissional e atualmente é consultora de comunicação na Ideafix Pesquisas e Inteligência Corporativa. Atuou ainda na gerência de comunicação e marketing do Grupo Cia de Talentos, da TV Mulher & Mãe e da Mattel Brasil.

  • Marlene Marchiori

    Mentora em comunicação, estratégia como prática, cultura e sustentabilidade empresarial. Palestrante, escritora, pesquisadora e professora de MBA em diversas instituições, tendo levado o conhecimento do campo comunicacional para outras áreas. Tem pós-doutorado em Comunicação Organizacional pela Purdue University, sendo doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, com estudos no Reino Unido. É graduada em Comunicação e Administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua no mercado há mais de 35 anos e hoje tem como desafio analisar e pensar estrategicamente a comunicação para transformar os relacionamentos das empresas. Foi professora de graduação por mais de 30 anos e hoje é Professora Senior do PPGA Administração da UEL. É autora de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais, tendo publicado entre outras obras, a Coleção Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional com 10 volumes.

  • Paulo Henrique Soares

    Paulo Henrique Leal Soares, graduado em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC – Minas (1995); Especialização em Comunicação Organizacional pela Universidade Federal do Maranhão (2001); Especialização em Comunicação Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Mestre em Comunicação na PUC Minas (2014). Profissional com ampla experiência na área de Comunicação Empresarial já tendo atuado em todas as atividades da área: comunicação interna, externa, assessoria de imprensa, relações institucionais, eventos e relacionamento com clientes. Trabalhou durante 21 anos na área de Comunicação da Vale onde ocupou a posição de Diretor de Comunicação e Relações Externas entre março de 2014 e novembro de 2016. Membro do LiderCom da ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e foi diretor do Capítulo Regional Rio de Janeiro da associação. Membro do IABC (Associação Internacional de Comunicadores Empresariais). Membro do Instituto de Reputação Brasil. Possui o título de ABC (Accredited in Business Communication) conferido pelo IABC. Foi eleito profissional do ano pela Aberje em 2013 e 2015. Está na lista do “100 Comunicadores Mais Influentes do Mundo” segundo o The Holmes Report nos anos de 2015 e 2016. Em novembro de 2016 assumiu a Diretoria de Comunicação do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração com o desafio de trabalhar a reputação do setor. É professor de Comunicação, palestrante e já escreveu vários artigos sobre a área.

  • Paulo Nassar

    Diretor-Presidente da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e pós-doutor pela Libera Università di Lingue e Comunicazione, Milão, Itália. Integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM-ECA/USP). É Coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN ECA-USP). Autor de inúmeras obras no campo da Comunicação.

  • Pamela Seligmann

    Consultora Organizacional, especialista em coaching de equipe e articulação de relações humanas em grupos de trabalho. Atuou como diretora de marketing de empresas de tecnologia e como diretora de ONG, treinando lideranças voluntárias. Formada em coaching Ontológico e Integral, é membro da ICC – International Coaching Community. Especialista na filosofia integral de Ken Wilber e a Spiral Dynamics Integral de Don Beck – complexo sistema de classificação e desenho de culturas organizacionais. Autora do programa “Liderosofia: liderança com sabedoria”, que é ministrado no Brasil, América Latina e Europa, do qual formam parte as “7 virtudes capitais da liderança”.

  • Ricardo Sales

    Ricardo Sales é consultor de comunicação e diversidade e pesquisador na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde se formou, realizou mestrado e atualmente cursa doutorado sobre políticas de diversidade nas organizações. É especialista nos temas inclusão, gênero, sexualidade e vieses inconscientes. Atuou para clientes como Almap BBDO, Braskem, Ambev, Accor Hotels, Siemens, Bloomberg, KPMG e outros. Faz parte da equipe que revolucionou a comunicação de cerveja no país, atendendo, desde 2016, a marca Skol. É conselheiro do Comitê de Diversidade do Itaú. Foi eleito pela Out&Equal brasileiro mais influente no assunto diversidade nas organizações. É palestrante, professor e participante do Comitê LGBT da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. É também membro fundador do grupo de estudos em diversidade e interculturalidade da ECA/USP.

  • Suzel Figueiredo

    Mestre em Ciências da Comunicação, pela ECA-USP e especialista em Pesquisa de Mercado, Opinião e Mídia, pela ESPM. Professora convidada no GESTCORP, da ECA-USP, no Programa de Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas da FACOM/UFBA, e no MBA da ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. É conselheira na ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa e sócia fundadora da Ideafix Pesquisas Corporativas, empresa que desenvolve pesquisas aplicadas no campo na mensuração de resultados em Comunicação, Marketing, Recursos Humanos e Sustentabilidade.

  • Vânia Bueno

    Jornalista com pós-graduação em comunicação empresarial e mestrado em Desenvolvimento Organizacional pela Case Western Reserve/EUA. Consultora com formação na Limberg University and Katholeike University of Leuven/Bélgica e Ashridge Management College/Inglaterra. Tem certificação em Investigação Apreciativa e Inteligência Emocional pela Weatherhead School of Management/EUA. É também certificada em Pensamento Sistêmico/Holon e Mediação de Conflitos/Associação Palas Athena. Participou de diversos cursos de formação em desenvolvimento humano em entidades como Brahma Kumaris/Índia e Findhorn Foundation/Escócia. É professora convidada dos cursos de Pós-Graduação da FIA e voluntária na Comissão de Estudos em Sustentabilidade do IBGC. É sócia-fundadora da Anima Comunicação e Desenvolvimento, empresa que durante 20 anos atuou no mercado de comunicação integrada e nos últimos anos presta consultoria em comunicação para o Desenvolvimento Organizacional.

  • Viviane Mansi

    Viviane Mansi é coordenadora-chefe de Relações Públicas e Comunicação para a América Latina da Toyota. É graduada em Relações Públicas e mestre em Comunicação pela faculdade Cásper Libero. Profissional com mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa em grandes empresas nacionais e multinacionais.

Valores para o programa completo:

Associados: R$ 5.700,00
Não associados: R$ 8.000,00

Valores por Módulos:

Módulo 1
Associados: R$ 2.500,00
Não associados: R$ 3.500,00

Módulo 2
Associados: R$ 3.100,00
Não associados: R$ 4.340,00

Módulo 3
Associados: R$ 2.500,00
Não associados: R$ 3.500,00

Valores das Aulas Avulsas: verificar pelo site www.cursosaberje.com.br

Horário e local

Aberje Digital (online)

Os encontros serão online, através do ZOOM. Pedimos, por favor, que baixem o aplicativo gratuito ZOOM em seus computadores, tablets ou celulares – https://zoom.us/download

Atendimento:

Coordenação Administrativa da Escola Aberje: Alessandro Marinelli

(links de acesso, certificados, dúvidas com inscrições e outros assuntos)
(11) 5627-9090 Ramal 844 – cursos@aberje.com.br

Coordenação Marketing: Lidiane Minhoto

(inscrições; negociação de valores; envio de documentos)

(11) 5627-9090 Ramal 845 – lidiane@aberje.com.br

Gerente Executiva da Escola Aberje: Emiliana Pomarico
(11) 5627-9090 Ramal 837
emiliana@aberje.com.br

Inscrições Aqui

Parceiros