iFood investe em tecnologia para organizar rotina no trabalho híbrido
Uma pesquisa de satisfação aplicada entre os colaboradores do iFood demonstrou que 76% deles acreditam estar entregando resultados e contribuindo para o desenvolvimento do negócio mesmo fora do modelo de trabalho presencial. O índice foi registrado em outubro de 2022. Desde 2020, a empresa atua no formato híbrido remote first, o que significa que os 5 mil colaboradores podem optar tanto pelo home office quanto pelo trabalho presencial. Para que a operação pudesse funcionar mantendo bons índices de satisfação e produtividade entre os colaboradores, a empresa conta com ajuda da tecnologia.
Para organizar as rotinas no sistema de trabalho, o iFood utiliza a plataforma Deskbee, tecnologia de gestão do workplace especializada no modelo híbrido. A ferramenta recria no ambiente virtual a planta do espaço físico da companhia, e permite fazer reservas de mesas, salas de reunião, armários e mesmo vagas de estacionamento; tudo integrado com o sistema de acesso, permitindo o checkin e checkout automáticos.
Lucas Lopes, Coordenador Sr de Workplace Experience & Solutions no iFood, comenta que a gestão de uso dos espaços na cultura de trabalho híbrido é justamente um dos maiores desafios atuais da área de Workplace. Segundo ele, a previsibilidade de ocupação dos espaços ajuda a garantir aos colaboradores uma boa experiência de forma eficiente, sem desperdícios que impactem os custos da empresa.
“Todos os FoodLovers têm a liberdade de escolher quando estarão no escritório: não há nenhuma exigência de dias mínimos para o presencial e nem uma escala de uso”, ele explica, usando o apelido dados aos colaboradores da companhia. “Com uma ferramenta como a Deskbee, e uma boa dose de senso de dono dos nossos FoodLovers, conseguimos ter essa previsibilidade para oferecermos, de forma eficiente, uma experiência sensacional e sem desperdícios. Vai muito além de uma simples reserva: a Deskbee nos fornece dados que nos ajudam a construir indicadores de property estratégicos, como ocupação média, custo operacional por ocupante, custos de energia e água por ocupante, entre outros. Com esses dados é possível termos um painel gerencial que nos ajuda a tomar decisões estratégicas, tanto em operação quanto na gestão de real estate”.
Uma funcionalidade utilizada pelo iFood nesse sentido é a reserva por ocupação, gerada a partir de uma ideia e iniciativa da empresa para a Deskbee: nela, é possível liberar para reserva, por exemplo, apenas determinados andares do espaço físico da empresa – a liberação dos andares seguintes é feita apenas depois que os primeiros atingem um determinado patamar de ocupação. Isso permite uma maior economia em recursos como luz e internet, que ficam desligados nos andares ainda bloqueados.
Foco no bem-estar
A criação de momentos de interação e socialização e a oferta de serviços de bem-estar no escritório estão alinhadas com uma das grandes preocupações do iFood desde o começo da pandemia: garantir a satisfação e a saúde mental de todos os que trabalham com a empresa. “Criamos dois sistema operacionais de como o iFood trabalha”, detalha Raphael Bozza. “O primeiro, iFOS beta, veio em 2020, para dar assistência aos FoodLovers no período de adaptação; e uma nova versão, o IFOS 1.0, em 2022, como uma atualização da primeira versão.”
“Em ambas as iniciativas, os pilares de equilíbrio e bem-estar sempre estiveram presentes; criando espaço para desenvolvimento, promovendo acompanhamento dos times, equipando o espaço de trabalho remoto para garantir conforto e saúde, e promovendo o que chamamos de mandala iCare: um conjunto de iniciativas com o objetivo de garantir saúde física e psicológica aos colaboradores e a seus familiares em toda sua jornada”, finaliza.
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