Nova associada da Aberje, Hospital Sírio-Libanês realiza Semana de Inovação

O Hospital Sírio-Libanês realiza entre os dias 27 e 31 de março a Semana de Inovação, evento voltado aos colaboradores internos da companhia. A ação acontece no prédio da Alma Sírio-Libanês, marca criada para atuar nas frentes de saúde digital conectando hubs, ecossistemas e startups para pensar nas melhores soluções para o mercado.
A semana coincide com o lançamento do primeiro data lake de integridade e análise de dados em saúde privada na América Latina. Chamado de HealthLake, a iniciativa, que conta com a colaboração da Amazon Web Services (AWS), possibilita uma melhor análise das tendências em saúde populacional, amplia oportunidades em intervenções de saúde e potencializa o Open Health. A operação é oriunda da Alma Sírio-Libanês e funciona a partir de base de dados com informações de saúde de múltiplas plataformas, unificando as informações e possibilitando a geração de insights para promoção da saúde de seus pacientes.
“Essa iniciativa nos possibilita um entendimento melhor do paciente. Analisamos com mais profundidade os dados, conhecendo os indivíduos e trabalhando em cima das necessidades de cada um de forma otimizada, por meio de inteligência artificial”, explica Diego Aristides, Chief Technology Officer e Superintendente de Produtos Digitais e Inovação do Hospital Sírio-Libanês.
Ao potencializar o entendimento médico por meio do acesso a informações que hoje não estão disponíveis no prontuário, como dados coletados por wearables como smart watches, por exemplo, a instituição passa a fazer o atendimento em near real time, ou seja, quase em tempo real, aumentando o alcance do cuidado, possibilitando um acompanhamento dentro e fora do hospital, durante toda sua vida.
“Estamos numa posição única no mercado pois nosso time já trabalha com modelo de plataforma plug and play e interoperabilidade, a partir do HealthLake, começaremos a receber os dados dos pacientes atuais e futuros vindo de qualquer instituição de saúde, dispositivos como relógios e balanças digitais. Estes dados serão usados para dar insights e engajar pacientes na prevenção e nos melhores tratamentos de saúde”, diz Ailton Brandão, Diretor de TI e Inovação do Hospital Sírio-Libanês.

Alma Sírio-Libanês
Alma Sírio-Libanês é uma vertical de inovação, tecnologia e dados em saúde que acelerará o desenvolvimento e incorporação de novos produtos no setor. Neste modelo, o Sírio-Libanês quer também atrair startups para, em parceria, construir produtos e soluções, que serão testados internamente e poderão ser aplicados em outras instituições.
A iniciativa também envolve o público interno para captação de demandas e desafios para o mercado com funil de ideias ampliando a oportunidade de participação de startups, universidades, estudantes e empreendedores.
A previsão é que, até 2030, Alma Sírio-Libanês investirá mais de R$200 milhões em tecnologia, serviços digitais, segurança cibernética, investimentos em Startups e em metodologias para transformar a saúde no país.
ARTIGOS E COLUNAS
Vívian Rio Stella O desafio de comunicar e desmistificar um setor: memória, experiência e o aprendizado no Museu da CortiçaCarlos Parente Educação, comunicação, Bernardinho e como tudo transformaElizeo Karkoski (Des)Tendências para a Comunicação Interna em 2026
Destaques
- Encontro da rede Aberje reúne CCO global da CNH e líderes de comunicação
- Aberje e VLI promovem palestra sobre mediação de conflitos em BH
- Brasilidade em alta: identidade nacional vira ativo na comunicação das empresas
Notícias do Mercado
- LATAM e Volkswagen ampliam presença em festivais e reforçam cultura como plataforma de comunicação
- Textual amplia atuação em ESG e reforça estratégia com a DiversaCom
- Boticário, Diageo, iFood e Localiza apresentam estratégias de Carnaval





























