Especial Coronavírus: Artigos
Nesta seção, a Aberje abre espaço para a publicação de artigos escritos por seus associados sobre temas que envolvem a pandemia que o mundo vive atualmente. Sejam reflexões, opiniões, argumentações, posicionamentos, análises, dicas de melhores práticas ou comentários, este é o lugar certo para compartilhar o seu texto! Escreva um artigo e leia os já publicados abaixo:
Revista Melhor Gestão de Pessoas traz artigo de Bruno Castello (28/07)
Artigo da McKinsey aborda o papel do líder na retomada pós-pandemia (23/07)
Artigo de Rodolfo Guttilla, da Consultoria Cause, faz refletir sobre propósito de vida (17/06)
Artigo publicado na PR Daily mostra como evitar desastres com a mídia (15/06)
Artigo de profissionais da Rep Trak aborda impactos da crise na reputação das empresas brasileiras (20/05)
Vinicius Mariano de Carvalho ressalta em artigo que arquitetura do mundo é interdependente (17/04)
Artigo de Eraldo Carneiro aborda desafio e oportunidade para as marcas (17/04)
Artigo da McKinsey aborda práticas para lidar com novos estágios da crise (14/04)
“O mundo depois do coronavírus” é tema de artigo do Financial Times (09/04)
Artigo do Business Insider faz refletir sobre solidão (06/04)
“Cultura nômade: futuro ou presente?”, Fernando Silveira (25/03): o autor, COO da BriviaDez, enfoca a urgente transformação nos modelos de trabalho.
Coronavírus: uma perspectiva global e o papel das empresas, Richard Edelman e David Nabarro/OMS (24/03): os autores abordam questões relativas ao papel da comunicação das empresas neste momento – com destaque para a relevância do envolvimento dos CEOs.
Comunicação e sua responsabilidade, Marlene Marchiori (23/03): “Como profissionais de comunicação, temos nossas responsabilidades e devemos assumir essa batalha com assertividade, criatividade e zelo com o bem-estar. Fundamental agirmos, a partir daquilo que ouvimos e vemos.”
Coronavírus é oportunidade de “resetar” estilo de vida, Luciana Coen (20/03): A diretora de Comunicação Integrada e Responsabilidade Social Corporativa da SAP Brasil comenta a entrevista que a designer holandesa Li Edelkoort concedeu recentemente. Ao analisar a entrevista, Luciana comenta que a crise do coronavírus traz uma excelente oportunidade para repensar modelos e atitudes que estavam ‘no automático’. Em sua visão, a leitura traz novas perspectivas que esta pandemia pode gerar: uma parada obrigatória no mundo, para repensar quantidade de consumo, intensidade com que as pessoas vivem e hábitos do cotidiano, além de testar novas formas de trabalho virtual, mais efetivas e menos prejudiciais ao meio ambiente.
Comunicação é comportamento, Vânia Bueno (18/03): a autora fala sobre liderança, responsabilidade social, empatia e colaboração neste momento de crise.
Coronavírus: pessoas vêm antes de lucro financeiro, Tatiana Maia Lins (18/03): Com empenho de todos a crise passará mais rápido e o país terá o menor impacto negativo possível. Quer ser uma empresa de boa reputação? Faça a sua parte.
Comunicação e Coronavírus, Rogério Louro (17/03): O diretor de Comunicação Corporativa e PR da Nissan do Brasil dá dicas de como a Comunicação pode agir de forma relevante, já que “informação é a grande arma neste momento”.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?