PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
08 de abril de 2021

Engajamento dos CEOs nas redes sociais é tema de debate da Capital Aberto, com participação de presidente da Aberje

Convidado para o Conexão Capital, Paulo Nassar enfatiza a importância da prática de rituais de consumo, produção e circulação de informações no ambiente digital por parte de líderes empresariais
Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Convidado para o Conexão Capital, Paulo Nassar enfatiza a importância da prática de rituais de consumo, produção e circulação de informações no ambiente digital por parte de líderes empresariais

O diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA/USP Paulo Nassar participou hoje, dia 7 de abril, do debate “Como os CEOs podem aumentar a presença e o engajamento nas redes sociais” promovido pela Editora Capital Aberto, através do Conexão Capital, espaço de encontros online e ao vivo que fomentam pensamentos críticos e questionam práticas sedimentadas. Participaram também da discussão Craig Mullaney, sócio da Brunswick em Washington D.C. e João Paulo Pacifico, CEO ativista do Grupo Gaia. 

O tema trouxe ao debate os prós e contras do uso das ferramentas digitais e aplicativos no ambiente corporativo, principalmente pelos líderes. Na ocasião, Nassar falou sobre os rituais de consumo, de produção e de circulação de informação. “Essas três formas de relacionamento com a informação vão estar centralizadas no que chamamos de smartphone; em escala, são milhões e milhões de acessos e pessoas envolvidas nesse processo. Isso impacta na forma como os protagonistas empresariais vão operar a partir dessas ideias”.

O professor frisou a importância de se entender que a ritualização dentro do território digital tem várias implicações, como por exemplo, o ambiente institucional que vai condicionar o protagonismo dos CEOs nesse espaço. “Quando eu falo que precisamos ‘olhar’ o ambiente institucional, do ponto de vista da comunicação, quero dizer que esses líderes vão atuar dentro de arquiteturas de informação já planejadas a partir de cientistas de narrativas e cientistas de dados”, refletiu.

Ao analisar a forma descentralizada como as organizações vêm se comunicando com seus stakeholders, diferente da comunicação corporativa de dez anos atrás, por exemplo, Nassar enfatizou que dentro da dinâmica instantânea das redes sociais, as áreas comunicacionais trazem um elemento que é uma certa lentidão, algo bom para esse processo. “O ritual traz alguma defesa em um ambiente em que não é possível controlar do ponto de vista da organização, pois existe a indústria de relações não-públicas, que contrapõe as informações das grandes organizações: são as fake news, a desinformação, uma indústria que fatura em torno de US$ 78 bilhões por ano. Ou seja, algum tipo de ritualização protege os CEOs e as organizações desse tipo de ambiente”, explicou. 

Assista a live na íntegra:

 

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.