Encontro do Capítulo Aberje RJ debate reputação como ativo estratégico

O Encontro Aberje Rio, realizado na última quarta-feira (12), no Teatro Rival, reuniu a rede Aberje do Rio de Janeiro para discutir “Reputação como Ativo Intangível: Como gerar e mensurar valor para o negócio”, com a participação de Rosane Figueiredo, gerente de Planejamento, Marcas e Gestão Petrobras; Giovanna Curty, superintendente de Comunicação e Sustentabilidade no Grupo Light; Marcos André Costa, consultor Associado da Caliber; e Tatiana Maia Lins, fundadora da Makemake. A mediação foi conduzida por Fernanda Bolzan, gerente Executiva de Comunicação Institucional do Grupo Energisa e Diretora do capítulo Aberje Rio de Janeiro,
Ao longo do encontro, os participantes debateram um tema que transcende a comunicação: a reputação como ativo intangível e estratégico, capaz de influenciar o valor de mercado e a competitividade das empresas. De acordo com estudos apresentados, a reputação pode representar até 40% do valuation das empresas. Isso reforça a importância de tornar a reputação uma pauta constante no C-level e no board.
Em um contexto de policrise, polarização e desinformação, a confiança é o fator crítico para transformar a reputação em vantagem competitiva. Casos como os da Petrobras e da Light ilustram que reconstruir confiança após crises exige governança sólida, alinhamento entre o discurso e a prática, gestão de riscos e diálogo com os stakeholders.
Entre os insights e reflexões, destaca-se a construção da reputação na interseção entre liderança, confiança e desempenho. Isso implica escuta ativa, integração entre áreas e métricas claras.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
- LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































