PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
24 de novembro de 2021

Empresas assumem compromisso de sustentabilidade durante encontro realizado em Glasgow 

Assessoria de Imprensa Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Um dos resultados da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas 2021 (COP26), encerrada em 12 de novembro, foi mostrar que o futuro do planeta não depende apenas de grandes ações governamentais, mas do comportamento e das ações de todos os setores econômicos em relação à sustentabilidade. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o setor privado desempenha papel fundamental na defesa do clima, por meio de soluções inovadoras para uma economia de carbono zero.

Nas discussões em Glasgow, empresas instaladas ao redor do mundo firmaram compromissos para fomentar uma economia de baixo carbono e evitar que a temperatura global se eleve para além de 1,5°C, como estabelecido no Acordo de Paris.

A secretária executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, Unfccc, Patrícia Espinosa, afirma que é necessário uma transformação profunda da economia mundial no caminho da sustentabilidade. O setor privado, segundo ela, deve fazer parte da transição.

Para Espinosa, conforme declarações publicadas no site oficial das Nações Unidas, a iniciativa privada “está percebendo que os riscos climáticos são muito importantes para seus portfólios e precisam ser alinhados a uma forma mais sustentável de fazer as coisas”. 

Na mesma entrevista, a diretora-geral do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Inger Andersen, acrescenta que a nova aliança com o setor privado é “uma causa absolutamente essencial” em prol da sustentabilidade no planeta.

As corporações começam a mostrar o resultado de suas ações. No caso da EY, por exemplo, a meta da empresa, em escala global, é reduzir as emissões totais de carbono em 40% e tornar-se líquido zero em 2025. Para isso, foram estabelecidas metas concretas em todos os países onde a empresa está presente, tais como: reduzir viagens de negócios em 35%; reduzir o consumo de energia elétrica nos escritórios e adquirir 100% de energia renovável para atender às necessidades dos espaços corporativos; prover às equipes da EY ferramentas que permitam calcular e ajudar a reduzir a quantidade de carbono emitida nos trabalhos com os clientes; investir em serviços e soluções que ajudem os clientes a reduzir a emissão de carbono em seus negócios, além de fornecer soluções para outros desafios e oportunidades voltadas à sustentabilidade.

O compromisso da EY com a sustentabilidade integra sua estratégia denominada NextWave, cujo objetivo é criar valor de longo prazo aos clientes. Lançada em 2020, a NextWave apoia o propósito da EY de construir um novo mundo de negócios. Até porque acreditamos que o combate às mudanças climáticas é um elemento vital para a construção de um ambiente de trabalho melhor.

Outra ação recente da EY Brasil foi tornar-se signatária da carta assinada por dirigentes de 107 grandes empresas nacionais e estrangeiras em que defendem o protagonismo do país na defesa do clima. “Desenvolvimento econômico e sustentabilidade podem e devem estar unidos. Não há mais sentido discutir uma agenda econômica dissociada da agenda ambiental”, afirma Luiz Sérgio Vieira, CEO da EY Brasil. “O Brasil tem todas as condições de promover um ciclo virtuoso de interatividade entre o meio ambiente e as empresas, servindo de exemplo para o mundo todo”, completa Vieira.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.