PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
18 de novembro de 2025

Em entrevista para podcast “Encontros com o Futuro”, diretor-executivo da Aberje reforça o papel da Comunicação Corporativa nos negócios

Hamilton dos Santos falou do impacto dos comunicadores em temas como sustentabilidade e diversidade e ascensão da área no C-Level
Redação Portal Aberje
Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, conversa com o jornalista Matthew Shirts no podcast "Encontros com o Futuro"
 
  • COMPARTILHAR:

A comunicação corporativa deixou de ser uma área de apoio para se tornar um elemento fundamental para os negócios. E, nesse cenário, o associativismo ganha força e importância. Em sua entrevista para o jornalista Mathew Shirts no podcast “Encontros com o Futuro”, Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, detalhou como entidade atua em quatro dimensões simultâneas (rede, comunidade, economia e instituição) pela qualificação e pelo posicionamento dos comunicadores no centro das decisões. Ao longo da entrevista, ele falou sobre a evolução da entidade e o perfil do profissional que atua na área. O podcast “Encontros com o Futuro” é realizado pela Produtora Brasileira, que desenvolve conteúdos audiovisuais voltados para o desenvolvimento do país.

A demanda por associação à Aberje cresceu significativamente durante a pandemia, passando de 600 para 1.017 associados em cerca de cinco anos. Esse crescimento foi impulsionado pela necessidade das empresas em resolver os desafios de engajamento do público interno diante do home office. Hoje, o segmento representado pela Aberje movimenta R$32 bilhões.

Para os associados, o principal benefício da Aberje reside na rede B2B, que permite que as empresas aprendam umas com as outras. Hamilton trouxe como exemplo dos benefícios dessa rede os Comitês temáticos, definidos anualmente pelos próprios associados, que funcionam como espaços seguros onde profissionais (inclusive concorrentes) podem discutir abertamente temas sensíveis, como fake news e mensuração. Entre os temas mais relevantes discutidos nos Comitês destacam-se: Comunicação Interna; Dados e Mensuração (fundamental para justificar o orçamento ao C-Level); Reputação e Crise (com o enfrentamento constante da policrise e as questões que surgem nas redes sociais); e Imprensa, evidenciando que as organizações continuam valorizando o relacionamento com veículos tradicionais.

Hamilton destacou a necessidade de aproximar a academia do mercado, respeitando o tempo da pesquisa, de onde nasce a inovação. Aos estudantes de Comunicação e Marketing, ele recomendou manter o foco em uma formação sólida (leitura, filosofia, lógica e matemática) e se preparar profundamente para a Inteligência Artificial (IA) – compreendendo os códigos e protocolos da tecnologia, e não apenas o uso de prompts.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.