Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje

Em artigo publicado no Valor Investe, Sonia Consiglio reforça a relevância estratégica da comunicação empresarial na COP30, que será realizada em Belém, em novembro deste ano.
Ela baseia sua análise na pesquisa “Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30” e na “Carta Aberta Aberje para Comunicadores por Ocasião da COP30”, lançadas pela Aberje. Citando a pesquisa, ela pontua que 44% das companhias ainda avaliam sua participação na COP30, enquanto 18% já decidiram realizar palestras ou integrar debates. Ela destaca também que 47% das empresas esperam aprimorar suas estratégias ESG como impacto direto da conferência.
Sonia argumenta que a comunicação vai além de canais e relatórios; trata-se de estratégia e visão, fundamentais para diferenciação e competitividade. Segundo a autora, a COP30 é uma oportunidade única para empresas brasileiras se posicionarem globalmente no debate climático, mas exige planejamento e objetivos bem definidos. Ela também questiona a expectativa de que a COP30 influencie de forma imediata a cultura empresarial e estratégias ESG.
Ela cita a Carta Aberje, que apresenta diretrizes para comunicadores antes, durante e após a COP30. Sonia destaca recomendações como o combate à desinformação, a produção de conteúdos transparentes e o acompanhamento contínuo dos compromissos firmados. Segundo ela, uma comunicação estratégica pode ampliar o impacto da COP30 no setor corporativo e na sociedade.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































