“Dossiê Desinformação” da Aliança Aberje traz análise, dados e impacto das Fake News
Material exclusivo foi distribuído para associados da Aberje
“Ninguém consegue apanhar uma fake news com as próprias mãos. Trata-se de algo intangível. Certamente, é possível ler, ouvir ou assistir a uma notícia falsa com o telefone celular entre os dedos” é a sentença que abre a introdução do Dossiê Desinformação. Com a proximidade das eleições e a crescente preocupação acerca das fake news, a Aliança Aberje de Combate às Fake News está lançando o material, que analisa os perigos da desinformação, o impacto da mesma nos negócios e como combatê-la.
O documento foi distribuído via Aberje Thinks – newsletter semanal de curadoria de pesquisas e estudos de referência para os profissionais de comunicação, exclusivo aos associados – no dia 10 de agosto. O intuito do dossiê é auxiliar empresas na conscientização sobre o tema e ressaltar o papel das organizações para a criação de um ambiente mais saudável de comunicação na sociedade.
A Aliança Aberje de Combate às Fake News é um movimento empresarial que surge dentro do LiderCom, grupo de liderança da Comunicação das empresas associadas à Aberje. O intuito da Aliança é conscientizar lideranças de comunicação sobre os perigos das notícias falsas e incentivar que capacitem seus colaboradores em educação midiática.
A Aberje aborda a questão da desinformação há anos. Em 2018, realizou a pesquisa “Fake News: Desafios das Organizações” – que em setembro ganhará uma versão atualizada – para identificar como as empresas tratavam o tema. Descobriu-se que 85% das organizações estavam bastante preocupadas com as campanhas de desinformação e seus efeitos. Isso fez com que o LiderCom elegesse o tema como uma das prioridades do setor e lançasse um movimento formal de combate às fake news em 2021. Em julho daquele ano, a Aliança lançou seu Manual Prático para Lidar com a Desinformação nas Empresas. Na página da Aliança no portal Aberje é possível realizar o cadastro para passar a receber a newsletter mensal sobre combate a fake news.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestruturaCarlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociais