PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
29 de setembro de 2023

“Comunicação na Governança Corporativa” é tema do podcast Na Ordem do Dia, estreia dia 2 de outubro

Terceira temporada do podcast NOD, com patrocínio da LATAM Airlines e apoio do IBGC, vai investigar os novos papéis da comunicação e dos comunicadores na governança corporativa
Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

O primeiro episódio da terceira temporada do podcast Na Ordem do Dia será lançado no dia 2 de outubro, sendo disponibilizado no Spotify e nos outros principais tocadores. Com o tema “Comunicação na Governança Corporativa”, a série, que tem patrocínio da LATAM Airlines e apoio do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, vai investigar os novos papéis da comunicação e dos comunicadores na governança corporativa. Os quatro episódios, que irão ao ar às segundas-feiras no mesmo feed do podcast FalAção da Aberje, contam com a participação de grandes profissionais de comunicação e de governança corporativa, com curadoria de Vânia Bueno, comunicadora, especialista em Comunicação na Governança.

Os entrevistados desta temporada são: Sonia Consiglio, SDG pioneer pelo pacto global da ONU; Maria Elisa Curcio, diretora de assuntos corporativos e sustentabilidade da Latam Brasil; Moacir Salzstein, Diretor de Governança Corporativa da Natura; Cristiana Pereira, sócia fundadora da Ace Governance; Valéria Café, Diretora de Vocalização e Influência do IBGC;  Roberto Faldini, administrador de empresas, conselheiro e co-fundador do IBGC; e Renata Petrocelli, diretora de comunicação da Eletrobras.

Vânia Bueno, curadora desta temporada, frisa que a comunicação é crucial para a governança, pois permite a troca de informações e ideias entre os diferentes stakeholders, incluindo governos, fornecedores, investidores, comunidades e cidadãos. “A comunicação eficaz é essencial para a tomada de decisões, a transparência, a responsabilização e a construção de confiança entre os diferentes grupos e é determinante para os processos de inovação que se nutrem de relações diversas, abertas e colaborativas. Além disso, a comunicação pode ser usada para sensibilizar a opinião pública sobre questões importantes e para mobilizar ações coletivas para resolvê-las”, ressalta. 

Conheça mais os entrevistados:

Cristiana Pereira

Sócia-fundadora da ACE Governance, especializada em governança e mercado de capitais. Membro de Conselho de Administração, Fiscal e Comitê de Auditoria de empresas de capital aberto e fechado, associada voluntária do IBGC, liderando a Comissão de Revisão do Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa. Foi diretora da B3, liderando as áreas de desenvolvimento de projetos, relações internacionais, integração pós-fusão, regulação de emissores, prospecção de empresas e relacionamento e desenvolvimento de serviços voltados a companhias aberta. É economista pela Unicamp, Mestre em Economia pela FGV/SP e MBA pela Harvard Business School.

Maria Elisa Curcio

Diretora Sênior de Assuntos Regulatórios, Comunicação Externa, Sustentabilidade e Relações Institucionais da LATAM Airlines Brasil. Tem uma sólida vivência em assuntos institucionais e governamentais e importante experiência em agendas de sustentabilidade e responsabilidade social, em diversos segmentos de mercado. Trabalhou em empresas como Whirlpool, Avon, International Paper e Ypê. Formada em Ciências Sociais (USP) e Direito (Universidade Presbiteriana Mackenzie), possui MBA (UFRJ), Mestrado e Doutorado em Direito Político e Econômico (Universidade Presbiteriana Mackenzie).

Moacir Salztein

Diretor de Governança Corporativa da Natura &Co. Formado em engenharia química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e com pós-graduação em administração de empresas e MBA pela FGV-SP. Atuou como diretor de planejamento estratégico da Natura Cosméticos e também em empresas como Monitor Group, Grupo Ultrapar, Dow / Union Carbide, Itaú, Jaakko Poyry e Promon Engenharia. Moacir atua desde 2020 como conselheiro consultivo da Samplemed/Grupo Samplemed.

Renata Petrocelli

Diretora de Comunicação da Eletrobras. Jornalista e publicitária, com mestrado em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Coordena o Comitê de Comunicação Integrada das Empresas Eletrobras, que congrega todas as subsidiárias do grupo, e representa a empresa na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar do Pacto Global. Membro do Conselho Editorial da revista “Comunicação e Memória”, publicação da Memória da Eletricidade, instituição na qual também atua como conselheira suplente.

Roberto Faldini

Administrador de empresas, conselheiro e cofundador do IBGC. Formado em administração de empresas pela FGV, integrou no início dos anos 2000 o conselho de administração da Sadia, que depois se tornou a BRF, e coordenou programa de formação de acionistas da Fundação Dom Cabral. Integrou mais de 30 conselhos de administração e consultivos de empresas nos mais variados setores. Hoje integra os conselhos da Braskem, Novonor, Irani Papel e Embalagem e Cia.Habitasul. Foi presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e cofundador do IBGC em 1995.

Sonia Consiglio

Especialista em sustentabilidade, conselheira de administração e comunicadora. Em 2016 foi selecionada pelo Pacto Global da ONU como “SDG Pioneer”, iniciativa que reconhece profissionais e lideranças empresariais excepcionais na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foi presidente do board do Pacto Global da ONU no Brasil. Atuou como diretora da B3 e ocupou a presidência do Conselho Deliberativo do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) por dez anos. É membro do Conselho Curador da FIA Business School, vice-presidente do Conselho Consultivo do CDP e membro do Conselho Técnico do Instituto Ekos Brasil e do Conselho Consultivo da Brazil Foundation. Autora do livro “#vivipraver – a história e as minhas histórias da sustentabilidade ao ESG” (Heloisa Belluzzo Ed) e professora na Escola Aberje de Comunicação.

Valéria Café

Diretora de Vocalização e Influência do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Integrante do Comitê ESG da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Atua com governança corporativa, sustentabilidade, ESG, relações públicas e políticas, comunicação e marketing. Uma das fundadoras do Instituto de Assuntos Governamentais do Brasil (Irelgov), foi conselheira do órgão entre 2014 e 2018. Professora de Governança Corporativa, Sustentabilidade e Reputação/Comunicação na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Publicitária, pós-graduada em Marketing pela ESPM, com MBA pela Fundação Dom Cabral (FDC), e mestre em Planejamento Estratégico Internacional pela ESPM.

Vânia Bueno

Comunicadora especialista em Comunicação na Governança. Jornalista com Pós-Graduação em Comunicação Empresarial e Mestrado em Desenvolvimento Organizacional pela Case Western Reserve. Consultora com formação na Limberg University and Katholeike University of Leuven e Ashridge Management College, possui certificação em Investigação Apreciativa e Inteligência Emocional pela Weatherhead School of Management. Certificada em Pensamento Sistêmico e Mediação de Conflitos. É voluntária na Comissão de Estudos em Sustentabilidade do IBGC. Sócia-fundadora da Anima Comunicação e Desenvolvimento, empresa que durante 20 anos atuou no mercado de comunicação integrada e nos últimos sete anos presta consultoria em comunicação para o Desenvolvimento Organizacional, com abordagem sistêmica e apreciativa e foco na sustentabilidade. É professora na Escola Aberje de Comunicação.

Na Ordem do Dia

O Na Ordem do Dia – NOD é um projeto multimídia que surgiu para tratar de questões complexas que afetam o ambiente das organizações e para dar repertório aos profissionais de comunicação. A primeira temporada do podcast foi realizada em 2021 e abordou o tema das paixões e emoções, a partir da filosofia, da psicanálise e da comunicação em seis episódios. Em 2022, foi ao ar a segunda temporada da série, com o tema “As formas do diálogo” que leva os ouvintes a uma viagem no tempo e na filosofia. As duas primeiras temporadas do podcast contaram com a curadoria do professor de Filosofia da USP, Pedro Paulo Pimenta.

Podcast – Na Ordem do Dia – 3ª Temporada: “Comunicação na Governança Corporativa”
Disponível: Spotify e demais tocadores

Episódios:
Ep. 01 – estreia 02/10
Ep. 02 – 16/10
Ep. 03 – 30/10
Ep. 04 – 13/11

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos
  • Pravaler anuncia Joel Jota como embaixador da marca para inspirar estudantes
  • Sicredi lança campanha “Cooperar é da nossa natureza” para o fim de ano

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.