10 de abril de 2024

Comitê de Comunicação interna, cultura organizacional e marca empregadora realiza sua primeira reunião de 2024

Participantes se apresentaram e apontaram temas mais relevantes para debate no Comitê

O Comitê Aberje de Comunicação interna, cultura organizacional e marca empregadora realizou na última terça-feira (09), de maneira virtual, sua primeira reunião do ano. O encontro contou com a participação de mais de 40 comunicadores de diversas organizações associadas à Aberje. A coordenadora da área, Thalita Dominato, reforçou a missão da Aberje de produzir conhecimento, enfatizando a importância da colaboração para esse objetivo e, a seguir, explicou as regras do colegiado.

Thalita apresentou o coordenador do comitê, César Rua, Gerente Sênior de Comunicação ESG e Engajamento Interno na Vivo, que abriu os trabalhos falando sobre sua jornada profissional e sua experiência em Comunicação Interna. Ele também apresentou os seis temas mais pedidos:

  1. Comunicação Interna de pessoas para pessoas
  2. IA na Comunicação Interna
  3. Cultura Diversa, Inclusiva e Saudável
  4. Marca Empregadora forte
  5. Liderança Comunicadora
  6. Comunicação Interna data driven

Divididos em trios, os participantes do comitê fizeram um exercício proposto pelo coordenador, discutindo a seguinte questão:

Nos últimos tempos, há muitas reflexões sobre a unificação da comunicação interna e externa. Ou seja, tudo é comunicação. Como este movimento tem impactado o dia a dia nas suas áreas?

Uma executiva de uma empresa do setor de telecomunicações apontou que essa unificação não parece uma tendência na maior parte das empresas. Em muitos casos, as áreas de Comunicação Interna e Externa ainda ficam sob gerências e até sob diretorias diferentes. Uma executiva de uma agência de comunicação chamou atenção para o fato que há uma diversidade de tratamento do tema nas empresas. Existe uma dificuldade na estrutura das empresas – muitas vezes, a separação entre as áreas deixa alguns temas em um limbo, porque há uma intersecção de assuntos. Um executivo de outra agência de comunicação reforçou esse ponto de vista: a comunicação deveria ser integrada, mas a maior parte das empresas ainda não conseguiu fazer isso. Ele citou como exceção o caso de uma empresa do setor de energia. A executiva da empresa do setor de energia, que estava presente na reunião, explicou que a comunicação da organização é integrada e que conexão entre áreas dá sentido, fortalece a empresa e suas pautas. No organograma, a Comunicação está vinculada à Presidência, o que confere força e valor estratégico para a área. A executiva de uma farmacêutica afirmou que a integração traz vantagens, mas a equipe de comunicação deve ser capaz de priorizar pautas e identificar oportunidades para atuar de forma integrada ou separada.

O coordenador sumarizou a discussão apontando que a cultura organizacional e a marca empregadora são reforçadas pela atuação da Comunicação. Ele salientou que não há caminho certo ou errado para a Comunicação Interna: a divisão ou integração dependem do tamanho da empresa, do perfil dos profissionais e do segmento onde ela atua.

Conheça os integrantes dos Comitês Temáticos Aberje 2024

COMITÊS DE ESTUDO TEMÁTICOS

Anualmente, a Aberje propõe uma série de encontros a partir da formação de grupos fixos de profissionais nomeados por organizações associadas à Aberje. São comitês temáticos compostos por no mínimo 15 e no máximo 30 membros-titulares. Os integrantes se reúnem com regularidade e calendário preestabelecido para discutir, aprofundar e gerar novos conhecimentos e conteúdos sobre determinado assunto. Os processos de inscrição e seleção são sempre realizados no início do ano e nesta edição foram 120 vagas nos quatro comitês.

Este ano, foram formados quatro grupos: Comunicação e Engajamento em ESG; Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação; Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora; e Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas.

  • COMPARTILHAR: