Você está perdendo dinheiro com sua Comunicação Interna tradicional. E isso não é um título sensacionalista, tenho provas!
Publicado originalmente no LinkedIn em julho de 2021.
Ter um ROI (retorno sobre investimento) cada vez mais refinado tem sido um ponto de atenção das empresas em meio ao cenário econômico provocado pela pandemia. Das grandes às pequenas empresas, os gestores de negócio, Comunicação e RH com quem tenho conversado demonstram como os orçamentos estão sendo manejados de forma muito mais cuidadosa do que antes.
Tomar decisões a partir da análise do ROI é o caminho ideal para eliminar os vilões que ameaçam o caixa da empresa e escolher a melhor estratégia para vencê-los. E a identificação desses meios passa por abandonar ferramentas e modelos que fazem parte do dia a dia, mas não entregam resultados concretos.
Puxando para a área de Comunicação Interna e RH, tenho três exemplos.
O primeiro deles é o e-mail. Quantos comunicados chegaram na sua inbox só nesta semana? E quantos você abriu e deu atenção? Be honest…
A SnapComms mostrou que 70% dos colaboradores têm sua rotina interrompida por novos e-mails e que o funcionário demora 64 segundos para voltar ao trabalho depois dessa interrupção.
O prejuízo causado pela distração causada pelo excesso de e-mails chega a R$ 400 mil por ano, numa perspectiva de 1 mil colaboradores, segundo o estudo.
E o que dizer da comunicação offline? Murais pouco atraentes em uma parede do refeitório e jornais impressos empilhados na recepção da empresa pouco atraem a atenção dos funcionários. E ainda carregam o estigma da falta de atualização devido ao longo processo de produção (elaboração, diagramação, impressão, distribuição…).
Uma pesquisa da InfoTrends mostra que 29% dos gastos de comunicação são com materiais impressos. Uma porcentagem alta quando pensamos que canais digitais conseguem alcançar os colaboradores por meios em que eles estão ligados (pelo celular ou pelo computador), com atualização em tempo real e com métricas factíveis.
Não posso terminar esse papo sem falar sobre reuniões de alinhamento e seus custos invisíveis. Elas carregam custos que muitas vezes passam despercebidos, como aquele cafézinho e quitutes (no caso das presenciais, claro). E, nos casos em que a reunião poderia ter sido resumida em um post, em um comunicado, temos de considerar o próprio tempo dos colaboradores.
Apesar de buscarem aumentar o engajamento dos colaboradores, esses três exemplos acabam não cumprindo o objetivo e ainda deixam a torneira dos gastos aberta, sem a entrega de um ROI efetivo. Isso coloca em xeque estratégias e profissionais.
Para ajudar o mercado, o Dialog criou uma calculadora da Comunicação Interna que mostra o quanto é possível uma empresa economizar ao fazer algumas mudanças estratégicas, seguindo um caminho mais digital. Cruzamos dados de referência dos nossos clientes e do mercado.
Sem dúvida, “vencer os vilões” que ameaçam o caixa das empresas oferecendo soluções digitais para revolucionar a relação entre empresas e colaboradores é uma pauta desde o início da pandemia e continuará sendo daqui para frente. É preciso entender as necessidades e buscar soluções à altura.
Como tem sido a discussão sobre ROI na sua empresa? Vamos continuar essa conversa que muito me interessa.
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