07 de julho de 2023

Uma imersão no compliance corporativo – 10º Congresso Internacional de Compliance

Nos dias 20 a 22 de junho de 2023 foi realizado em São Paulo a 10° Congresso Internacional de Compliance. O evento contou com palestrantes nacionais e internacionais, da esfera pública e privada, que atuam em programas de integridade, bem como com uma área de exposição com diversos fornecedores de sistemas e serviços para auxiliar o Compliance Officer no seu trabalho cotidiano.

Foram realizadas diversas palestras, inclusive simultâneas, onde foram abordados temas como  gestão do risco de fraude e corrupção, certificações e reconhecimentos externos (ISO 37001, ISO 37301 e Pró-Ética), due diligence de terceiros, ESG, Inteligência Artificial, conflito de interesse, acordos de leniência e legislação pertinente ao compliance, investigações internas, assédio moral e sexual nas empresas, diversidade e a importância do monitoramento constante dos programas de compliance por meio de indicadores e reportes eficazes.

Buscando destacar a importância da Comunicação no programa de compliance, a palestra “Cultura de Compliance: Do planejamento à execução do Plano Anual de Comunicação e Treinamento – Case Heineken”, apresentado pelo trio Sirley Lima, Vice-presidente da área Jurídica da Heineken Brasil, Erika Andrade, Head de Projetos de Consultoria da T4 Compliance, e Tatiani Faria, CEO e fundadora da Agência Gaau, demonstrou de forma prática a importância de um plano de comunicação adequado à realidade da empresa para alcançar a disseminação eficaz do Programa de Compliance.

A preocupação com a forma como a mensagem é elaborada é essencial pois esta deve impactar da alta administração ao colaborador no chão de fábrica, e, portanto, deve-se abusar da criatividade com ações impactantes capazes de transformar um tema pouco atraente em um assunto interessante, possibilitando o engajamento crescente da força de trabalho.

No caso da Heineken foi apresentada a dinâmica do carrinho do picolé (nas regiões quentes) ou do bombom (nas regiões frias), que consistia em deixar o carrinho com os itens no seu interior, informando que cada empregado poderia pagar o que achava justo pelo picolé/bombom. Detalhe: não havia ninguém monitorando para garantir que o colaborador iria pagar pelo bem. Tal ação demonstrou que a grande maioria das pessoas são íntegras e têm a intenção de agir corretamente mesmo sem a fiscalização de um terceiro

Destaco a percepção das áreas de comunicação e do compliance ao adaptar a prática, considerando o ambiente que a fábrica estava inserida, trocando o picolé pelo bombom.

A palestra “Saúde mental em pauta: o assédio gera prejuízo, adoecimento e morte; as relações saudáveis geram, lucro, saúde e vida… e eu posso provar” ministrada pelo Marcos Mendanha, Diretor da Faculdade CENBRAP, tratou de um tema complexo – assédio nas organizações – e me chamou a atenção pela capacidade de síntese do palestrante, pois era de curta duração (o palestrante tinha somente 15 minutos), e pela reação da plateia ao final da explanação (ele foi ovacionado de pé).

O palestrante apresentou os conceitos de estresse, burnout e adoecimento mental. Esclareceu que o estresse faz parte da vida laboral, porém acontece durante um período e após o descanso do empregado, este se recupera e volta a atuar de forma normal. No entanto, caso o empregado passe por períodos de fadiga por tempo prolongado e não tiver seus períodos de descanso, ele pode gerar o burnout, que hoje está classificado pela OMS como doença ocupacional.

Por fim, o palestrante destacou que as empresas devem observar seis pontos para a geração de um ambiente engajador e que combata a síndrome de burnout:

  1. Sobrecarga do trabalho: buscar não sobrecarregar os colaboradores.
  2. Autonomia: dar autonomia ao colaborador para poder trabalhar e resolver os problemas cotidianos.
  3. Reconhecimento: Reconhecer não somente financeiramente os colaboradores pelos trabalhos realizados.
  4. Sentimento de comunidade: os colaboradores devem perceber que fazem parte de um time.
  5. Justiça: o colaborador deve perceber que suas demandas são atendidas e possui tratamento justo entre os membros da força de trabalho
  6. Conflito de valores: os valores dos colaboradores devem estar alinhados com o da organização.

A participação de profissionais de compliance em eventos como este é relevante, pois possibilita a atualização no tema, conhecimento de novas ferramentas, benchmarking com práticas adotadas por outras empresas, como também, networking com parceiros e com players importantes do mercado.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Marcelo Ciocca Bermudez

Marcelo Ciocca Bermudez graduado nos cursos de Administração de Empresas e Administração Pública pela Universidade de Brasília, possui MBA em Administração Estratégica de Sistemas de Informação pela FGV, MBA Executivo em Liderança e Gestão de empresas Estatais pelo Uniceub e é Mestre em Gestão Estratégica de Organizações pelo IESB. Possui mais de 15 anos de experiencia no setor elétrico, atua desde 2016 no processo de Compliance e desde 2018 é Gerente responsável pelo programa de integridade da Eletrobras Eletronorte. Já atuou em Conselhos de Administração e Fiscal em empresas do setor elétrico e do setor de saúde, atualmente é conselheiro da Memória da Eletricidade.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *