23 de janeiro de 2024

Sou de comunicação e quero trabalhar com IA. Será que dá?

Com o boom do mercado de inteligência artificial nos últimos anos e a busca ferrenha por profissionais que saibam trabalhar com esse campo, muita gente fora do mercado de tecnologia tem se sentido um peixe fora d’água.

Todo mundo sabe que a IA veio pra ficar e que entender sobre o assunto e, principalmente, a aplicabilidade dessa tecnologia é essencial, mas como um profissional que é formado em comunicação pode trabalhar com isso?

Apesar das principais carreiras de IA serem voltadas para pessoas com conhecimento técnico em machine learning, linguagens diversas de programação, ciência de dados e outras, existe sim um campo vasto para profissionais com conhecimentos ligados à comunicação. É claro que o interesse pela tecnologia é fundamental, mas um diploma nessa área não é pré-requisito para todas as carreiras ligadas a IA. Listo abaixo 5 profissões que podem ser interessantes, se você gosta da área e sonha em atuar nela.

  • Engenheiro de Prompt – Apesar do nome, essa profissão não requer um diploma de engenharia. O Engenheiro de Prompt tem como foco trabalhar na otimização e adequação textual dos comandos que direcionam a atuação da IA (os prompts). Nessa carreira você vai precisar ter algum conhecimento técnico, mas não é necessário saber programar. Além disso, umas das principais skills exigidas é o profundo conhecimento da língua, de gramática, de redação e, principalmente, um forte raciocínio crítico.
  • Formulador de Problemas – O nome é curioso, mas o papel, essencial. Com campo de atuação mais amplo e flexível que o do Engenheiro de Prompt, o Formulador de Problemas é aquele que consegue, através de metodologias específicas, definir o foco, o escopo e os delimitadores do problema que se espera resolver com a IA. Esse profissional vai ajudar empresas e pessoas a estabelecerem os desafios para a inteligência artificial de forma que os resultados retornados sejam mais eficientes e aplicáveis.
  • Especialista em Governança de IA – Esse profissional trabalha para ajudar na implementação responsável de IA nas organizações. Ele define políticas, práticas, diretrizes sobre gerenciamento de dados, orientações sobre a prestação de contas, rotinas de treinamentos, além da avaliação rotineira dos modelos de IA a serem usados.
  • Consultor de Negócios com IA – Essa é a pessoa que encontra as oportunidades para uso do IA no dia a dia, que coleta as dores e entende profundamente do negócio a ponto de conseguir, para cada área da empresa, detectar onde o investimento em IA terá maior ganho e resultado e, portanto, deverá ser feito.
  • Consultor de Adoção de IA – Aqui os comunicadores podem brilhar. Estamos falando de gestão da mudança em sua plenitude. Apresentação da nova tecnologia, organização e condução de treinamentos, geração de manuais e guias de uso, comunicação para aumento do engajamento, alinhamento e buy-in da liderança e tudo que envolve o início de uma mudança cultural.

Viu só? Se você é da área de Comunicação e quer trabalhar com IA, há muitas oportunidades para quem tem as habilidades certas e interesse pela tecnologia. O importante é se manter atualizado, buscar capacitação e se conectar com profissionais da área. A IA é um campo em constante evolução e precisa de pessoas com diferentes perfis e competências para contribuir com soluções inovadoras e eficientes.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Juliana Neiva

Profissional com mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa. Hoje atua como Head de Comunicação na Ímpar gerindo uma equipe de quase 50 pessoas na condução de projetos e contas de Comunicação para empresas de diversos segmentos e portes. Passagem por grandes empresas como Accenture, Vale e Computer Sciences Corporation. Vasto conhecimento em Comunicação Interna, Estratégia de Comunicação, Projetos de Comunicação Digital, Gestão da Mudança e Atendimento. Formada em Relações Públicas pela Uerj e Mestrado em Comunicação Corporativa pela Kingston University London.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *