PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
27 de novembro de 2023

Resoluções e desejos para um novo ano

Marcos Santos
 
  • COMPARTILHAR:

Vivemos um período de grandes transformações em quase todas as áreas do conhecimento, impulsionadas pelo uso intensivo de tecnologias como inteligência artificial, machine learning, computação quântica, apenas para citar algumas. Se usadas de forma ética e responsável, essas tecnologias tendem a automatizar tarefas operacionais que hoje ainda demandam muito do nosso tempo e esforço, teoricamente liberando mais tempo exercitarmos a criatividade, cuidarmos da nossa saúde e bem-estar e ficarmos mais próximos de familiares e amigos.

Apesar desses avanços, em outras áreas entendo que retrocedemos séculos como sociedade. Difícil acreditar que convivemos com duas guerras simultâneas, sem contar outros conflitos armados que por suas características não são classificados como guerras, mas sabemos que para quem vive aquela realidade, trata-se de uma guerra diária pela sobrevivência. Refiro-me não apenas a batalhas distantes no Oriente Médio ou no Leste Europeu, mas algumas que estão bem debaixo do nosso nariz, como na “Cracolândia”, no centro de São Paulo, ou em outras cidades onde o descaso de autoridades em grandes eventos esportivos e culturais faz com que pessoas que estão lá para se divertir sejam feridas ou até mortas. Isso não seria também um tipo de guerra?

O desejo de estabelecer resoluções ou metas para um novo ano que se aproxima faz com que tenhamos esperança em dias melhores. Esse é o momento de pararmos um pouquinho para refletir sobre o que fizemos de bom durante o ano, o que podemos fazer melhor, quem mais podemos ajudar, e o legado que queremos deixar para as futuras gerações. Mesmo parecendo demasiadamente utópicos, ao escrever esses desejos na forma de manchetes de jornal, eles parecem tornar-se um pouco mais reais. A concretização de nenhum deles em sua plenitude depende individualmente de mim ou de você, mas ao fazer a nossa parte, estamos contribuindo para mudar um pouquinho o status quo e, coletivamente, iniciar uma mudança profunda. E isso já é muito. Vamos a eles:

  1. Guerras terminam e começa uma era de diálogo entre as nações;
  2. Violência diminui e aumenta a tolerância entre as pessoas;
  3. Oportunidades de emprego crescem, sem distinção de cor, gênero, idade, etnia, classe social ou orientação sexual;
  4. Pessoas com deficiência têm mais oportunidades e são vistos como eficientes, e não deficientes;
  5. Ações concretas associadas ao pilar ESG disseminam-se pelo mundo;
  6. Desmatamento cai e florestas voltam à abundância de fauna e flora;
  7. Temperatura da Terra para de subir e desastres naturais tendem a arrefecer;
  8. Líderes autoritários saem de cena e emerge uma nova geração de lideranças políticas;
  9. Energias limpas dominam matriz energética mundial e qualidade do ar melhora;
  10. Finalmente, a fome é erradicada no mundo.
Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Marcos Santos

Marcos Santos é Diretor de Marketing e Demand-Generation da Unisys para América Latina, responsável pelo planejamento e execução das iniciativas de brand awareness e geração de demanda na região. Antes de ingressar na Unisys em 2012, Marcos desempenhou funções seniores em agências de Relações Públicas, como Sing Comunicação, Fundamento Grupo de Comunicação e Andreoli MSL. Graduado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, Marcos possui MBA em Gestão da Comunicação Corporativa pela Aberje, curso de extensão (pós-graduação) em Análise de ROI em Programas de Marketing e Comunicação pela USP e completou o Programa MicroMaster em Digital Leadership pela Universidade de Boston.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
  • Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social
  • Fernanda Bolzan assume diretoria do Capítulo Aberje Rio
  • Empresas ainda avaliam participação na COP30, aponta pesquisa Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30
  • Cíntia Liberato assume diretoria do Capítulo Aberje Bahia

ARTIGOS E COLUNAS

  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia
  • Hamilton dos SantosA comunicação precisa ser parte do legado da COP30

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade