02 de outubro de 2023

Relacionamento, cultura e clima organizacional

Vejo essa tríade como elemento muito importante para todas as empresas e me preocupo com essa combinação diariamente, tanto na equipe P3K, quanto nos projetos que entregamos aos nossos clientes. Afinal, são as relações de trabalho, os princípios e os valores transmitidos para os colaboradores que irão determinar, realmente, a cultura enraizada na organização.

Aliás, este é o segundo ano consecutivo que trago o conceito de “relacionamento” para a estratégia da P3K Comunicação, pois além de acreditar que times que se relacionam bem transformam conflitos em oportunidades de crescimento e resolvem desafios de forma mais eficaz, fluída e assertiva, percebo a necessidade de reforçar e criar meios para fortalecer as relações neste pós-pandemia.

Não é novidade para nós que, para ter uma cultura forte, é necessário ir muito além da definição da missão, do propósito, dos valores, das normas e políticas da empresa, é preciso colocar as pessoas no centro, de modo que todos os níveis da liderança cultivem e valorizem relações de confiança, respeito e colaboração, além de vivenciar aquilo que é compartilhado pela organização, para também colher bons resultados, é claro! Dessa forma, o impacto positivo no comportamento e nas atitudes das pessoas, contribui para o crescimento em conjunto e fortalecimento de marca empregadora, garantindo mais credibilidade para a reputação da marca.

Ao investir em uma gestão humanizada, as organizações fazem com que as pessoas se identifiquem com a instituição e a cultura que vivenciam diariamente. Assim, a relação líder e liderado passa a ter uma conexão real e não apenas o vínculo de hierarquia, o que pode motivar até alguns funcionários a se tornarem embaixadores de marca ou influenciadores, seja para dentro da companhia ou em suas redes sociais.

Esse contexto de incentivo à cooperação, ao respeito, ao acolhimento e aos relacionamentos interpessoais saudáveis, permite uma atmosfera de maior qualidade no ambiente de trabalho e um melhor clima organizacional, onde as pessoas percebem a organização como um bom lugar para trabalhar, certificação que a P3K tem o maior orgulho de ter recebido pela GPTW, pelo terceiro ano consecutivo.

E no clima agradável, onde a comunicação interna também tem papel fundamental, ouso dizer que a felicidade se torna intrínseca, já que os times se sentem mais engajados, inspirados pelo sentido do seu trabalho!

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Elizeo Karkoski

Sócio-Diretor na P3K Comunicação, agência especializada em Comunicação Interna Estratégica e Endomarketing. MBA em Gestão Empresarial, Pós graduado em Design e Formação em Psicanálise. Na Aberje, teve participações como Jurado do prêmio Aberje e Universitário e Membro do Comitê de Comunicação com Empregados.

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