Não tem desculpas: Comunicação Interna é para pequenas e médias empresas também!
23 de setembro de 2021
  • English

Publicado originalmente no LinkedIn em setembro de 2021.

A Comunicação Interna tem a mesma missão, seja em uma empresa com 10 ou 10.000 colaboradores: informar e engajar o funcionário. Entretanto, ainda há quem acredite que a CI é algo feito apenas nas grandes organizações. Um grande engano!

Quando falamos de comunicação e pequenas e médias empresas, é comum ver o direcionamento de esforços para o público externo, para a captação de clientes. Isso é válido, mas é preciso olhar para dentro de casa para sustentar o crescimento do negócio. Afinal, colaboradores pouco engajados tendem a: produzir menos, com menos qualidade ou entrar para a lista de turnover.

Não adianta olhar apenas para fora e não cuidar de quem cuida/oferece seu serviço ou produto.

E digo mais! A Comunicação Interna existe dentro de qualquer empresa, quer queira, quer não. Normalmente está personificada em um líder, que age como canal informativo. Acredito que essa estratégia é bem arriscada, afinal você depende das habilidades de comunicação desse profissional e de sua disponibilidade para falar com os funcionários.

Sendo assim, as PMEs que ainda não apostam no potencial da CI devem ficar alertas em como essa decisão afeta negativamente a organização como um todo. Lembrando que profissionais desengajados ou alimentados com informações desencontradas impactam na qualidade do atendimento, na criação de soluções, na rotatividade… ou seja: no caixa da empresa.

A estratégia de uma empresa grande talvez não seja completamente aplicável para as pequenas, principalmente por se tratar de realidades e vivências distintas. Mas os princípios norteadores são. Os objetivos finais são os mesmos. 

Se você ainda não está convencido da importância de investir na área de Comunicação Interna, cito alguns dos benefícios:

  • Redução de ruídos (depender apenas do fator humano pode ocasionar desentendimentos);
  • Colaboradores bem-informados são mais engajados (e produtivos!);
  • A marca empregadora é trabalhada, melhorando assim sua imagem e credibilidade perante os colaboradores e para o público externo.

E como começar? O Dialog criou um infográfico, junto a parceiros, com boas práticas e dicas para bolar uma estratégia de Comunicação Interna eficiente para pequenas empresas (o material é ótimo para médias também!).

Se ficou interessado, você pode fazer o download aqui.

E quais são os desafios de CI enfrentados por você, que faz parte de uma PME? Me conta aqui nos comentários!

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin