Mapa da Comunicação Integrada para Gestão de Projetos 18 de março de 2022
Imagine quão interessante seria ter um mapa com todos os processos de comunicação da sua empresa, que norteasse o relacionamento com stakeholders e como esse material iria facilitar o cotidiano dos projetos corporativos. Seria tão diferente né?
Pois bem: é exatamente a falta de visão dos processos macro e da interligação entre as áreas que faz com que crises ocorreram, atividades sejam sobrepostas e zonas cinzentas, em que ninguém atua, ainda existam nas empresas.
O mapa de comunicação integrada em projetos
Esse problema é mais comum do que você pode imaginar. Em muitas empresas, a área de Relações Públicas atua de um jeito, a do marketing de outro, a assessoria de imprensa de outro, comunicação interna ainda outro, e as agências são externas e ninguém faz trocas ou conversas entre si.
Como é que a comunicação corporativa, que cuida e zela pela imagem, marca e reputação pode dar certo, se não há sinergia e esforços concentrados?
Sem fluxos claros, ou seja, uma sequência lógica de atividades encadeadas, como podemos gerar valor e fazer gestão do conhecimento?
É por isso que nos últimos cinco anos, tenho defendido a importância da visão processual da comunicação, daí a importância do Mapa, para que possamos ter a visão da cadeia de valor. Vamos entender melhor!
Gerenciamento da comunicação em projetos
Nesse sentido, é preciso construir um mapa da comunicação integrada, ou seja, um somatório de todos os processos que envolvem o setor de comunicação e suas áreas de interface em projetos corporativos.
Sem essa visão integrada dos processos de comunicação, sua empresa passará por alguns desses problemas:
- Campanhas não dão certo, nem trazem retorno;
- Argumentos para diretoria não são suficientes e papel da área é desacreditado;
- Área só é procurada para apagar incêndios e não para decisões estratégicas.
Criando o mapa da comunicação integrada
O tradicional Composto da Comunicação Integrada, ou Mix de Comunicação Integrada, formado por comunicação interna, administrativa, organizacional e mercadológica é uma metodologia essencial para articulação dos esforços de relacionamento, posicionamento e comunicação, proposto pela grande professora Margarida Kunsch.
Muitas vezes, esse composto é a base para definição do escopo da área de comunicação nas empresas, definição de processos e funcionamento na rotina. Mas, diante dos desafios e temas atuais, precisamos ir além das quatro esferas.
Nesse sentido, é preciso, para criar um mapa da comunicação integrada em sua empresa, e assim:
- Mapear todas as atividades da área;
- Compreender a cadeia de valor;
- Desenvolver nos times um olhar sinérgico entre relações públicas, marketing, imprensa etc;
- Envolver partes interessadas.
Digo isso pois não adianta ter um plano integrado de comunicação que desconsidera a estratégia no cotidiano, pessoas, processos e os fluxos na rotina.
O Mapa da Comunicação Integrada e Estratégica (2022)
No que chamo de ‘Mapa da Comunicação Integrada e Estratégica’, uni metodologias complementares e em sinergia, que incluem foco em:
- Comunicação com equipes: além do interno e ‘foco na pessoa colaboradora’, é vital trabalhar também cultura, marca empregadora, gestão e liderança;
- Comunicação diversa, acessível e inclusiva: esfera que necessita de todo cuidado, com foco não apenas em ações, mas em campanhas, projetos e programas, alinhando discurso e prática;
- Comunicação mercadológica: além dos tradicionais instrumentos de promoção de vendas e merchandiging, é urgente considerar posicionamento, estratégia e todo ecossistema da marca;
- Relações Públicas Digitais: trabalho de relacionamento, construção e fortalecimento do patrimônio digital, que vai além da presença nas redes e mídias sociais;
- Comunicação administrativa: que passa a abarcar também, além das informações sobre pessoas, fluxos, redes e processos;
- Comunicação Institucional: precisa trabalhar cada vez mais com foco em reputação e ESG;
- Mapeamento de Riscos e prevenção de crises: olhar atento aos pontos sensíveis, de forma a agir rápido e conter danos reputacionais;
- Comunicação com mercado/acionistas: rapidez, agilidade e transparência, cuidando dos princípios ESG e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Um mapa que contemple as esferas da comunicação, áreas de relacionamento e os temais essenciais do cotidiano, como Diversidade, Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade, pode nos ajudar a percorrer uma nova rota!
Vamos em frente?