08 de maio de 2023

O que o fim do BuzzFeed News nos ensina sobre hubs de conteúdo proprietários?

Divisão de notícias da plataforma digital dependia dos algoritmos das redes sociais

Recentemente – e para tristeza de muitos – o BuzzFeed anunciou o encerramento das atividades do BuzzFeed News, divisão de notícias da plataforma digital de conteúdos.

A partir da cobertura dos fatos, sob pontos de vista interessantes, ousados e, por vezes, inusitados, o BuzzFeed conquistou dezenas de milhões de seguidores ao redor do mundo.

Como sabemos, e infelizmente acompanhamos há pelo menos uma década, trata-se de um movimento aparentemente irreversível do sepultamento de veículos de comunicação da forma que conhecemos, amparados pela tríade veículo-audiência-anunciantes.

O meu recorte aqui sobre essa transformação da forma de produzir e publicar conteúdo noticioso se atém especificamente a um ponto tratado em um artigo corajoso e sincero do Ben Smith, um dos criadores do BuzzFeed, sobre o fim da seção de notícias da plataforma.

Num determinado trecho do artigo, Smith reconhece que “o BuzzFeed nunca encontrou um novo caminho quando […] os consumidores consideraram seus feeds do Facebook tóxicos, não deliciosos; quando as plataformas decidiram que as notícias eram um veneno; e quando Facebook, Twitter e o resto simplesmente pararam de distribuir links para sites”.

Bem, se você é um executivo responsável em sua empresa pelo branding, construção/ampliação de awareness, geração de leads e oportunidades de novos negócios, pode estar se perguntando: o que isso tem a ver com a sua vida? A resposta é: tem muito a ver! Em especial se sua marca já trabalha com hub de conteúdo proprietário e, mais ainda, se nem começou a desenvolver um projeto estruturado nesse sentido.

Explico: o fim do BuzzFeed News é mais um que surge bem diante dos nossos olhos. Uma empresa de mídia que está naufragando e que construiu uma mansão em terreno alugado.

Ao decidir distribuir seus conteúdos majoritariamente em redes sociais, o BuzzFeed ficou à mercê das inúmeras, severas e irreversíveis mudanças de algoritmos desses canais digitais. Portanto, a audiência acaba sendo das redes sociais, não da marca, em si.

Por que um hub de conteúdo proprietário é a melhor opção?

O melhor caminho para evitar que ocorra com a sua empresa o mesmo que aconteceu com o BuzzFeed é investir em Owned Media, ou seja, mídia proprietária.

Um exemplo disso é o hub de conteúdo proprietário, com governança, estratégia e gestão, com o profissionalismo de um veículo especializado e nichado de notícia em que você tem mais controle e autonomia editorial, de distribuição dos conteúdos, coleta e manuseio de dados da sua audiência com base nas melhores práticas da Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.

Smith é cirúrgico ao apontar em seu texto que “o novo desafio é construir conexões diretas com um público que ainda está sobrecarregado pela decadente rede social e ansioso para encontrar um grande jornalismo em que possa confiar”.

Temos aí um oceano azul de oportunidades para marcas responsáveis, comprometidas com sua audiência e o mercado em que atuam, desenvolverem estratégias de hub de conteúdo proprietário.

Fácil? Não. Rápido e barato? Também não! Mas existem metodologias e processos amplamente testados que já geraram resultados positivos e incontestáveis para grandes marcas.

Afinal, como está o canal de conteúdos da sua empresa?

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Luiz Bernardo

Formado em Jornalismo, com especialização em Economia pela FAAP, MBAs em Comunicação Organizacional pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA/USP). É sócio-fundador da Prosperidade Conteúdos, agência de estratégia e gestão de Hubs de Conteúdo (plataformas proprietárias digitais de conteúdo) baseadas nas melhores práticas de Inbound Marketing para grandes empresas, como Banco PAN, Loggi, Insper, Burger King, entre outras. Tem experiência de quase 20 anos nas principais redações de TV do país (Tv Globo, SBT, Tv Record e Band), se tornou especialista em Estratégia de Conteúdo Digital, com passagens por consultoria e agências de PR, Inbound Marketing e Brand Publishing. Tornou-se professor do curso de Content Specialist pela Descola.

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