PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
08 de abril de 2024

Esporte como Plataforma de Marca

Marcos Santos
 
  • COMPARTILHAR:

O patrocínio a eventos esportivos tem sido uma das ferramentas de marketing utilizadas por empresas de diferentes tamanhos e segmentos econômicos para posicionamento e reputação de marca, sobretudo devido à capacidade de associação a atributos positivos que o esporte é capaz de entregar.

Aqui na Unisys já apoiamos diferentes modalidades esportivas ao redor do mundo, mas nos últimos anos optamos por concentrar nossos esforços no Brasil no apoio a organizações envolvidas em treinos, corridas e caminhadas de rua. Uma das principais razões é sua natureza democrática e inclusiva, o que amplia nosso alcance para uma audiência muito mais ampla e diversa.

A corrida/caminhada é um esporte barato – basta uma roupa leve e um par de tênis – e acessível a todas as idades e níveis de condicionamento físico. Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida também podem realizar treinos e participar de provas, contando hoje com o apoio de diversas entidades, tais como Achilles International, Pernas de Aluguel, entre outras, que contam com guias voluntários espalhados pelo país.

Além de promover uma imagem positiva pela associação da marca a valores como saúde e bem-estar, a visibilidade alcançada por meio desses eventos é muito importante dentro do mix de marketing que abrange diferentes programas de patrocínio institucional.

A meu ver, a estratégia que contempla o esporte (em especial as corridas e caminhadas de rua) como plataforma de marketing deve considerar três aspectos fundamentais:

  1. Maratona, não 100 metros rasos: a plataforma esportiva deve compor um plano de médio a longo prazo para retorno de marca e reputação, e abranger diferentes eventos, formatos e localidades. Apoiar outras modalidades esportivas alinhadas aos mesmos princípios e valores também ajuda a ampliar o alcance.
  2. Causa: buscar eventos que, em paralelo ao esporte, promovam uma causa, seja ela de promoção social, saúde, inclusão de pessoas com deficiência, gênero, raça etc., desde que alinhadas aos objetivos da sua organização. Isso naturalmente traz ao evento um público muito mais engajado e aumenta a conexão emocional da marca com os participantes.
  3. Efeito da rede: pense nas ações de comunicação para reunir e engajar seus públicos-alvo (funcionários, clientes, fornecedores, parceiros, etc.) e, assim, alavancar a divulgação em diferentes canais digitais, amplificando o impacto e agregando métricas para avaliar o retorno sobre o investimento realizado.

O apoio ao esporte como plataforma de marketing, especialmente na modalidade de corridas e caminhadas de rua, é uma estratégia bastante interessante para as marcas. A meu ver, proporciona não apenas uma visibilidade significativa, mas também a oportunidade de se associar a valores positivos e a causas importantes para a sociedade. Ao menos em nosso caso, esse investimento tem se provado como uma escolha bastante acertada para alcançarmos os objetivos de percepção e atributos de marca, bem como o engajamento com nossos públicos de interesse.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Marcos Santos

Marcos Santos é Diretor de Marketing e Demand-Generation da Unisys para América Latina, responsável pelo planejamento e execução das iniciativas de brand awareness e geração de demanda na região. Antes de ingressar na Unisys em 2012, Marcos desempenhou funções seniores em agências de Relações Públicas, como Sing Comunicação, Fundamento Grupo de Comunicação e Andreoli MSL. Graduado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, Marcos possui MBA em Gestão da Comunicação Corporativa pela Aberje, curso de extensão (pós-graduação) em Análise de ROI em Programas de Marketing e Comunicação pela USP e completou o Programa MicroMaster em Digital Leadership pela Universidade de Boston.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Lançamento do “Manual do Patrocinador” reúne especialistas em roda de conversa na Aberje
  • Em entrevista para Anuário da Comunicação Corporativa 2025, Paulo Nassar discute papel integrador da Comunicação no cenário institucional brasileiro
  • Vivian Rio Stella é a convidada do episódio 147 do podcast FalAção
  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Vinícius GhiseMataram as agências…de novo
  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade