PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
13 de março de 2024

Desvendando o Poder do Storytelling: Qual História Você Quer Contar?

Adriana Toledo
 
  • COMPARTILHAR:

Imagine-se em um mundo onde cada segundo é duramente disputado por milhões de informações, onde capturar a atenção e o foco das pessoas é como tentar segurar a água com as mãos: uma tarefa desafiadora e complexa.

Nesse emaranhado de estímulos, o storytelling emerge como uma poderosa ferramenta capaz de não apenas chamar, mas prender a atenção do público.

Em 2015, a Microsoft revelou um estudo impressionante: a atenção média humana, em meio a esse turbilhão de dados, é inferior à de um peixe dourado. Enquanto o pequeno peixe mantém o foco por 9 segundos, nós, seres humanos, nos desviamos em meros 8 segundos, saltando de tela em tela, deslizando pelos feeds, sempre em busca de algo mais cativante.

Nesse cenário caótico, cada olhar capturado, cada momento de engajamento se torna um troféu cobiçado pelos profissionais de comunicação. E é aqui que o storytelling revela seu poder.

Do executivo ao empreendedor, do influenciador à marca consolidada, todos buscam uma voz que se destaque, uma narrativa que ecoe na mente do público. E é o storytelling que permite essa conexão profunda, transformando simples palavras em experiências memoráveis.

Imagine o lobo mau, não mais como o vilão, mas como a vítima. Essa é a magia do storytelling: a capacidade de transformar percepções, moldar realidades e criar laços emocionais duradouros.

Porém, contar uma história vai muito além de simplesmente escolher as palavras certas. É preciso adotar a “linguagem do final de semana”, como chamada por Andy Craig e Dave Yewman, autores do livro “Weekend Language: Presenting with more stories and less PowerPoint”. Essa linguagem é autêntica, envolvente e acessível, aproximando o público da mensagem de forma genuína.

Mas onde a inteligência artificial se encaixa nisso tudo? A tecnologia pode até otimizar o processo, mas é o toque humano, a paixão e a emoção que verdadeiramente cativam. Afinal, é essa humanidade que ressoa com o público, criando conexões verdadeiras e duradouras.

Então, como aplicar o storytelling em sua jornada comunicativa? Primeiro, defina seu objetivo; depois, conheça seu público-alvo como a palma da sua mão. Crie uma narrativa envolvente, autêntica e, acima de tudo, pratique. Pois é na prática que a maestria se desenvolve e as histórias se tornam lendas.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Adriana Toledo

Especialista em Relações Públicas e Comunicação Corporativa. Em mais de 20 anos de experiência, ajudou a desenvolver reputação de grandes empresas nacionais e multinacionais. Jornalista inquieta como o mercado e sócia da WEDOPR. Transforma imagem pessoal em branding e executivos em influenciadores. Atua em planejamento e estratégia no ambiente digital para construir posicionamentos que geram resultados. Ajuda empresas a se comunicarem melhor com seus consumidores, com a imprensa, colaboradores e qualquer outro público de interesse.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.