Comunicação tem protagonismo essencial na construção de vínculos duradouros
28 de fevereiro de 2022
  • English

São vastos e disruptivos os efeitos no tecido social do inédito contexto tóxico mundial de hoje, com a pandemia da Covid-19, expansão de fake news e alta polarização política. Esse cenário alça a comunicação e o profissional de relações públicas (PR) para um protagonismo decisivo, como uma espécie de amálgama capaz de reconectar vínculos relacionais fragmentados.

O profissional de PR exerce hoje o papel de conector central ao dar efetividade à comunicação como ferramenta de construção de vínculos e relacionamentos verdadeiros entre empresas e seus públicos. Essa é uma das tendências principais reveladas no estudo realizado pela Oficina Consultoria de Reputação e Gestão de Relacionamento, no ebook “As 12 tendências de PR e Comunicação para 2022”.

As principais diretrizes de PR e de comunicação foram debatidas no webinar quinzenal Arena de Ideias, da Oficina Consultoria, na última quinta-feira (10/12). As tendências evidenciam a comunicação como pilar central para o sucesso do trabalho híbrido. O regime flexível de trabalho demanda comunicação inclusiva e preservação da cultura organizacional.

Convidado do Arena de Ideias sobre as tendências de PR, o presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), Paulo Nassar, abordou a perspectiva antropológica que a pandemia trouxe para o ambiente de lideranças no ambiente corporativo. “Um olhar centrado nas pessoas, o fim da separação entre o território da sociedade e da empresa, hoje um território único”.

Apresentadora do webinar e sócia-diretora da Oficina Consultoria, Patrícia Marins discorreu sobre a sexta tendência de PR, a demanda na sociedade para que líderes corporativos se posicionem sobre temas relevantes. A economia da reputação (conceito de “reputation economy”) exige posicionamentos firmes e claros de líderes empresariais, tornando a habilidade de falar em público determinante. “Os consumidores querem que as marcas se posicionem sobre temas políticos e sociais”, destacou.

A necessidade de trazer a abordagem científica para a comunicação e para as relações públicas foi analisada por Liliane Pinheiro, diretora-executiva da Oficina Consultoria, também participante do Arena de Ideias. Lembrando que não existe resposta pronta sobre qual é a melhor estratégia de comunicação, comparou: “Assim como o médico que depende do diagnóstico para receitar o melhor tratamento, comunicadores e especialistas de relações públicas precisam mergulhar nesse universo científico que gira em torno da construção da reputação. É um chamamento à uma mudança de postura: sair do modo automático e migrar para o modo cientista”.

Há três pontos que evidenciam o viés científico na atuação do profissional de PR: a ciência de dados (data driven), as ciências humanas (necessidade de entender as pessoas em profundidade) e a tecnologia, pontua.

O ambiente virtual do Metaverso é outra tendência de destaque em 2022, significando um novo paradigma computacional e novos contornos à comunicação humana. Na ótica da comunicação interna, a necessidade do bem-estar do funcionário e da criação do senso de pertencimento são os fios condutores no contexto atual.

O poder dos influenciadores para reforçar a confiança nas marcas (com destaque para os micro influenciadores) e a relevância do conceito ESG (ambiental, social e governança na sigla em inglês) para construção de valor e criação de conexão verdadeira com os públicos também integram as tendências que vão direcionar o campo de PR no ano.

Além das citadas, são destaque também a ascensão do áudio social (apontado como o futuro das redes sociais), o avanço das fake news, dark web e cibercrimes (ameaças no mundo virtual) e o papel da mediação do PR no mundo polarizado, que pode ser classificado como a tendência síntese do contexto atual.

Quanto maior a polarização e o tensionamento das relações sociais, sinônimo dos tempos atuais, maior o protagonismo e a relevância do papel conector de criação de valor e relacionamentos verdadeiros da comunicação e do profissional de relações públicas. Além de tendência, é também a essência do propósito e da filosofia de trabalho da Oficina Consultoria: comunicação verdadeira é a principal conexão com os públicos.

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin