PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
09 de junho de 2025

Comunicação com transparência: o diferencial competitivo para dizer o que importa e mostrar como se faz

Maria Claudia Bacci
 
  • COMPARTILHAR:

Vivemos em um tempo em que promessas são abundantes, mas a confiança é rara. E nesse cenário, transparência virou palavra da moda, tão falada quanto, muitas vezes, mal compreendida. Transparência não é sobre abrir todas as portas, nem expor os bastidores em tempo real. É, antes de tudo, sobre intenção e clareza. Sobre dizer o que realmente importa e mostrar como as decisões são tomadas, os caminhos são construídos e os erros são tratados.

Transparência é decisão. E, como toda decisão de valor, exige coragem. A coragem de enfrentar o desconforto, de lidar com o contraditório, de sustentar o que se comunica com ações visíveis e coerentes. É aí que mora a diferença entre discurso e prática — e é essa diferença que o público, o investidor, o colaborador e o consumidor já não toleram mais.

Sem distinção entre pessoal e profissional, para mim, ser transparente é uma escolha estratégica. Quando feita com consistência, a transparência posiciona, diferencia e fideliza. É o que constrói uma cultura organizacional sólida, o que garante reputação de longo prazo, o que humaniza a liderança. Empresas que comunicam com clareza, mesmo em momentos difíceis, ganham legitimidade. E, no mundo hiperconectado de hoje, legitimidade é influência.

Isso não significa entregar um dossiê a cada novo movimento da companhia. Significa, sim, escolher o que comunicar com critério, contexto e com verdade. É abandonar o script genérico e trabalhar com narrativas que mostram o “como” e o “porquê” das decisões — especialmente nas crises. Afinal, a forma como uma empresa responde em momentos críticos diz mais sobre ela do que qualquer slogan. No fim, acredito que transparência não é sobre dizer tudo. É sobre dizer o que importa e mostrar como se faz.

Precisamos afinar discurso e ação e, de fato, irmos muito além do que é dito. Transparência precisa ser vivida na prática, no dia a dia, ser parte das lideranças que comunicam com presença e escuta, estar nas políticas que saem do papel, nas promessas que viram entregas. Se fazer presente na forma como os líderes se colocam diante dos seus públicos — não como porta-vozes perfeitos, mas como seres humanos que reconhecem limites e aprendem com eles.

Em um mercado cada vez mais exigente, volátil e cético, a confiança virou um diferencial competitivo. E confiança se constrói com clareza, não com performance. Quem entende isso e como a comunicação entrega a estratégica está à frente. E transparência é a engrenagem que faz esse motor rodar.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Maria Claudia Bacci

Maria Claudia Bacci é sócia fundadora da bowler, agência boutique e consultoria que pensa na comunicação sempre a serviço do negócio para construir reputação. Alia a veia empreendedora à experiência executiva como diretora de grandes empresas nacionais e multinacionais, por 14 anos, como BankBoston, Cielo e Apprimus (joint-venture da Sadia, Accor e Martins). ​Por mais de 10 anos foi sócia-diretora de uma das maiores agências de comunicação do país. Esteve à frente de cases reconhecidos em comunicação estratégica para várias organizações, tais como Governo Rio (premiado em Cannes), Copa do Mundo em 2014, Dasa, ​Ambev, Microsoft, Roche, Febraban​, Nespresso, entre outros.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Governança e comunicação em debate na Casa Firjan com Vânia Bueno
  • Aberje analisa o retorno do nacionalismo econômico em novo estudo do CEAEC
  • Especial Executivo de Valor destaca papel da Comunicação junto à liderança
  • Fabio Rua, da General Motors, é eleito para o Conselho Deliberativo da Aberje
  • Lançamento do livro “Comunicação e Governança” no Rio de Janeiro destaca a interdependência entre confiança, transparência e legitimidade

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leonardo MüllerESG: auge e queda de uma sigla
  • Hamilton dos SantosNova desordem mundial
  • Pablo AssoliniESG fora da pauta? Até para isso a comunicação é estratégica!
  • Carlos ParenteCuidado com a “comunicação reborn”!
  • Miriam MouraSXSW London revela sucessos e incertezas da nova economia

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade