13 de janeiro de 2022

Como complementar sua estratégia com influenciadores digitais

Multicultural friends group using smartphone with coffee at university college break. People hands addicted by mobile smart phone. Technology concept with connected trendy millennials. Hi-res image with embedded 1x1, 4x3, and 16x9 renditions for intel.com AEM usage.

Um ponto importante ao qual queria me dedicar no começo desse texto é a palavra “complementar”. Muitas empresas estão migrando para um modelo em que os influenciadores digitais estão sendo parte quase exclusiva de algumas estratégias de marca e posicionamento de produto. Isso não deveria ser assim, e lhes comento o porquê.

O diálogo com os influenciadores, da mesma forma que suas campanhas, devem ser feitos de forma em conjunto, estamos falando de uma cocriação de conteúdos. Ao mesmo tempo que devemos passar alguns mensagens-chave que fazem sentido com a estratégia desenvolvida, devemos buscar formas de balancear o que queremos e o que os influenciadores digitais têm a nos oferecer.

Ao contar somente com estratégias intermediadas por esta audiência, muitas vezes, o que acontece é a falta de coesão e coerência com outros conteúdos aos quais a audiência por meio de quem estamos falando, não vai identificar e, por conseguinte, não vai receber este conteúdo da mesma forma.

Ao trabalhar como complementos de outras estratégias 360°, é possível que os influenciadores tenham mais liberdade para realizar leves adaptações e avançar com conteúdos consensuais entre ambas as partes.

Dentre os influenciadores convidados, Amanda “AMD22K” Abreu reforçou exatamente isso: “precisamos criar conteúdos em conjuntos com a marca e não só executar o que as marcas nos estão pedindo”.

Influenciadores podem seguramente ser uma abertura de para novos públicos e para novas formas de comunicar, seguramente, mas não vão performar tão bem se não acompanhados de outras áreas e equipes trabalhando em conjunto caminhando na mesma direção.

Não adianta pedir métricas e posts e engajamento se é unicamente isso que você analisará, ainda mais levando em consideração que o valor agregado que pode prover a sua marca vai além de números.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Felipe Curcio

Descobrir formas de como se pode contribuir de uma perspectiva de Comunicação e RP para construir uma marca de reputação em torno da confiança e da confiança com os mais diversos públicos é o que o motiva. Depois de se formar em Comunicação Social com foco em Relações Públicas, continuou seus estudos nas áreas de semiótica e linguística. Até o momento, trabalhou em empresas multinacionais, especialmente do setor de tecnologia, tanto em nível local quanto regional, atuando com a Comunicação Interna, Relações com Mídia e Analistas, Responsabilidade Social Corporativa e Operações.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS: