30 de novembro de 2022

Como a produção de conteúdo digital gerou 1.100% de aumento de tráfego orgânico

Marketing de conteúdo mescla habilidades do jornalismo e de SEO para gerar resultados

O marketing de conteúdo é um segmento fascinante da comunicação. Ele suspende as contradições entre marketing e jornalismo e permite que as duas disciplinas se complementem e se reforcem. Saem ganhando os consumidores/leitores e as marcas/publishers com a transparência, a qualidade da informação e a conexão genuína.

Foi por causa disso que de repórter de TV passei a me dedicar exclusivamente ao marketing de conteúdo. Mesclando a experiência nos dois mundos, agora é possível ajudar clientes a multiplicar sua audiência e relevância.

Como a produção de conteúdo digital e o jornalismo se completam?

Tudo gira em torno de uma metodologia criada com base em boas práticas da produção de conteúdo jornalístico e de material para ações de marketing. Ela combina os pontos fortes dessas duas técnicas de conteúdo, desde o mapeamento de oportunidades e o planejamento, até o enriquecimento dos materiais, a publicação e a mensuração de resultados. Aplicada a um projeto de conteúdo fundamentado em inbound marketing, os resultados são exponenciais.

Planejamento de conteúdo digital

A abordagem estruturada do marketing para a geração de uma estratégia consistente de criação, com análises aprofundadas sobre o público-alvo, suas dores e objetivos do negócio, torna-se fundamental para o sucesso de um projeto de conteúdo.

Ela cria um alicerce sólido para o trabalho, pautado na qualidade e transparência do conteúdo que, enriquecido por técnicas avançadas de otimização, aproxima o cliente e alimenta o funil de conversão da marca. Esse alicerce passa, ainda, pelo planejamento de cada conteúdo e segue três dimensões – etapa do funil, tipo de conteúdo e sua “temperatura”.

Apuração e redação no jornalismo online

Entra, então, o trabalho jornalístico de apuração, escuta e produção. Com o público-alvo e a etapa do funil definidos, torna-se claro qual o tipo de conteúdo é o mais adequado e se ele deve ser “quente” (factual) ou “frio” (produzido).

A técnica jornalística ainda garante que o material não será visto pelo consumidor como mera propaganda, mas sim como algo útil e interessante – independentemente da origem. Essa percepção, porém, não impede que o conteúdo ofereça conexão com produtos e serviços da marca, tornando-se um eficiente formato para conversão.

A prática jornalística de apuração e escuta é importante, ainda, para contribuir para um calendário editorial mais diverso, com bom balanço entre conteúdo produzido e factual, quente e frio.

A partir do monitoramento de assuntos, comum no mundo jornalístico, a marca pode identificar temas que sejam relevantes para seu público e passar a produzir conteúdo para “surfar” no tópico – elevando ainda mais a relevância para seus clientes.

Conteúdo de qualidade e metodologia inbound: o segredo para o sucesso

O trabalho do conteúdo via inbound marketing é bastante beneficiado pela percepção positiva do cliente em relação ao que a marca oferece. Essa relação não é criada imediatamente, mas resulta de um projeto bem estruturado e com princípios sólidos. Ponderar diversos fatores é a chave para o sucesso de um projeto desses.

Muitas vezes, o próprio time interno de uma marca pode ter as competências necessárias para tocar a iniciativa, porém, sem dedicação completa, as chances de algo ficar de lado e afetar o resultado são grandes.

Qual é o segredo para um crescimento de mais de 1100% em tráfego orgânico?

No caso do cliente para o qual conseguimos elevar em mais de 10 vezes o tráfego orgânico de seu hub de conteúdo, a gestão do projeto foi realizada pelo nosso time, criado especificamente para esse projeto.

Com essa abordagem, conseguimos não apenas garantir total atenção ao projeto, como também liberar o time interno de marketing do cliente para que pudesse se concentrar em suas próprias responsabilidades. Para esse cliente, o benefício não veio apenas no aumento de tráfego.

Graças ao trabalho de enriquecimento de conteúdo, baseado na análise constante dos dados obtidos com o consumo de cada material editorial, a relevância também cresceu significativamente. Em um ano de trabalho, o total de palavras-chave ranqueadas via trabalho de SEO aumentou quase nove vezes.

Outra conquista expressiva a partir deste projeto foi a geração de uma economia equivalente a R$ 5 milhões com a compra de termos no Google via mídia paga. Ou seja, por meio da estratégia de conteúdo, foi possível indexar palavras-chaves sem a necessidade da empresa desembolsar toda essa quantia para aparecer em posições de destaque no Google.

O marketing de conteúdo é, de longe, a forma mais barata de impactar um público-alvo, de criar uma conexão desintermediada e transparente com ele, o que se traduz em aumento de audiência e na conversão e fidelização de clientes.

O marketing de conteúdo é, de longe, a forma mais barata de impactar clientes e criar uma conexão desintermediada e transparente com eles que, com o tempo, se traduz em conversão.

Quando bem feitos, projetos dessa natureza constroem e demonstram a experiência e a autoridade da marca, alimentando um ciclo positivo para o negócio. A revolução do conteúdo não é novidade, mas muitas marcas ainda não se deram conta do potencial impacto e das oportunidades à mão.

O que significa, também, que este é um momento perfeito para mergulhar de cabeça nessa tendência e aproveitar o que esse fascinante mundo do marketing de conteúdo tem a oferecer. Por essa razão, eu te convido a conhecer aqui um case completo sobre essa disciplina apaixonante. Boa leitura!

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Luiz Bernardo

Formado em Jornalismo, com especialização em Economia pela FAAP, MBAs em Comunicação Organizacional pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA/USP). É sócio-fundador da Prosperidade Conteúdos, agência de estratégia e gestão de Hubs de Conteúdo (plataformas proprietárias digitais de conteúdo) baseadas nas melhores práticas de Inbound Marketing para grandes empresas, como Banco PAN, Loggi, Insper, Burger King, entre outras. Tem experiência de quase 20 anos nas principais redações de TV do país (Tv Globo, SBT, Tv Record e Band), se tornou especialista em Estratégia de Conteúdo Digital, com passagens por consultoria e agências de PR, Inbound Marketing e Brand Publishing. Tornou-se professor do curso de Content Specialist pela Descola.

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