Aprender comunicação com a série “Explicando”
Depois de diversas séries ficcionais, dedico a coluna deste mês a refletir sobre os aprendizados a partir da série documental “Explicando”, disponível no Netflix.
De astrologia a código de programação, de piratas a críquete, de temporadas especiais sobre coronavírus a mente, a série tematiza assuntos diversos. E esse em si já é um aprendizado para nós, comunicadores: captar temas de interesse das pessoas para quem produzimos conteúdo, seja em redes sociais ou materiais organizacionais. Porque o que pode parecer muito relevante para nós, nem sempre reflete os interesses das pessoas ou mostra variedade de repertórios; o que povoa nosso feed de notícias nem sempre causa o mesmo impacto quando criamos conteúdos para aquele público específico.
Além disso, ao identificar um tema que pode não estar no radar das pessoas mas que cause um impacto positivo nelas, que fontes usar para fundamentar as explicações, passar credibilidade e ser claro sem ser superficial. No episódio sobre ponto de exclamação (não à toa, um dos meus prediletos), há publicitários e linguistas para mostrar diferentes olhares sobre um mesmo tema, tão pontual e complexo. No episódio “a próxima pandemia”, publicado em novembro de 2019, Bill Gates e especialistas de diferentes áreas tratam do que ainda nem imaginávamos viver nesta pandemia que se prolonga de 2020 até hoje.
O mais interessante é a leveza e, ao mesmo tempo, a riqueza de informações que compõem os episódios de 20 minutos. Quem já precisou apresentar ideias nesse tempo (ou até menos) sabe o desafio que é selecionar, criar uma abordagem e sustentar as ideias sem ser superficial e com abordagem criativa.
A curadoria de temas, pessoas e abordagens é o aprendizado central da série “Explicando”, que nos convida a navegar por assuntos que nos levam para fora de nossas bolhas ou, ao menos, nos trazem novos olhares para o que já está no nosso radar.
Que tal exercitar esses aprendizados na sua atuação como comunicador, nos mais diferentes papéis e desafios diários nas organizações? Se você já sente que faz isso, vale assistir a alguns episódios de temas bem pouco afeitos ao seu dia a dia. Ao menos um insight você terá, te garanto!
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires