Aprender comunicação com a série “Explicando”
Depois de diversas séries ficcionais, dedico a coluna deste mês a refletir sobre os aprendizados a partir da série documental “Explicando”, disponível no Netflix.
De astrologia a código de programação, de piratas a críquete, de temporadas especiais sobre coronavírus a mente, a série tematiza assuntos diversos. E esse em si já é um aprendizado para nós, comunicadores: captar temas de interesse das pessoas para quem produzimos conteúdo, seja em redes sociais ou materiais organizacionais. Porque o que pode parecer muito relevante para nós, nem sempre reflete os interesses das pessoas ou mostra variedade de repertórios; o que povoa nosso feed de notícias nem sempre causa o mesmo impacto quando criamos conteúdos para aquele público específico.
Além disso, ao identificar um tema que pode não estar no radar das pessoas mas que cause um impacto positivo nelas, que fontes usar para fundamentar as explicações, passar credibilidade e ser claro sem ser superficial. No episódio sobre ponto de exclamação (não à toa, um dos meus prediletos), há publicitários e linguistas para mostrar diferentes olhares sobre um mesmo tema, tão pontual e complexo. No episódio “a próxima pandemia”, publicado em novembro de 2019, Bill Gates e especialistas de diferentes áreas tratam do que ainda nem imaginávamos viver nesta pandemia que se prolonga de 2020 até hoje.
O mais interessante é a leveza e, ao mesmo tempo, a riqueza de informações que compõem os episódios de 20 minutos. Quem já precisou apresentar ideias nesse tempo (ou até menos) sabe o desafio que é selecionar, criar uma abordagem e sustentar as ideias sem ser superficial e com abordagem criativa.
A curadoria de temas, pessoas e abordagens é o aprendizado central da série “Explicando”, que nos convida a navegar por assuntos que nos levam para fora de nossas bolhas ou, ao menos, nos trazem novos olhares para o que já está no nosso radar.
Que tal exercitar esses aprendizados na sua atuação como comunicador, nos mais diferentes papéis e desafios diários nas organizações? Se você já sente que faz isso, vale assistir a alguns episódios de temas bem pouco afeitos ao seu dia a dia. Ao menos um insight você terá, te garanto!
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Em entrevista a CNN, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil fala sobre comunicação e sustentabilidade
- EMIS é nova associada da Aberje
- Lab de Comunicação para a Sustentabilidade discute oportunidades e desafios para ações sociais
- Seminário da USP debate opinião, política e democracia na atualidade
- Aberje recebe lançamento do livro “Diálogos com o futuro” da Rede Educare, com patrocínio da Bayer
ARTIGOS E COLUNAS
Regina Macedo Narrativas femininas: amplitude e diversidade na comunicaçãoPatricia Santana de Oliveira Qual retorno do investimento em PR?Marcos Santos Esporte como Plataforma de MarcaCarlos Parente Na vida e no mundo corporativo, não há texto sem contextoPamela Muramatsu Insights para uma comunicação mais eficiente para o agro