PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
11 de fevereiro de 2025

Ainda Estamos Aqui – Romper Fronteiras através da Arte

Marcos Santos
 
  • COMPARTILHAR:

As indicações do filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” ao prêmio máximo do cinema mundial, logo após sua vitória no prestigiado Golden Globe, me fizeram refletir sobre a grandiosidade do nosso país no que diz respeito às produções culturais. E não me refiro apenas a filmes para as telonas, mas também a musicais, concertos, exposições de arte, teatro, dança, telenovelas, séries e muito mais. O Brasil sabe, e muito bem, produzir cultura.

No entanto, temos a tendência de subestimar nosso potencial e valorizar excessivamente o que vem de fora, sobretudo devido à forte influência norte-americana em muitos países latinos. É evidente que a infraestrutura e os investimentos de Hollywood, assim como de outros mercados globais de cinema, como os da Europa e Índia, superam os nossos em termos financeiros. Contudo, não ficamos atrás nos quesitos criatividade, dedicação e talento.

O que nos falta em recursos, compensamos com inovação, empenho e perseverança. Afinal, somos brasileiros, e desistir nunca foi uma opção. Nesse contexto, a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) tem sido um importante instrumento para o fomento da cultura nacional. Ela permite que empresas invistam parte dos recursos que seriam destinados a impostos em projetos culturais que geram empregos, renda e promovem diversidade, equidade e inclusão.

Um excelente exemplo dos frutos desse incentivo é o crescimento exponencial do mercado de musicais no Brasil nos últimos dez anos. Produções de altíssimo nível, muitas vezes comparáveis – e até superiores – às que estão em cartaz na Broadway, têm ganhado destaque. Obras como Wicked, A Fantástica Fábrica de Chocolate, Elis – A Musical, Elas Brilham, Evita Open Air, Legalmente Loira e Rita Lee são apenas algumas das inúmeras produções que comprovam o talento e a excelência do mercado cultural brasileiro.

Fomentar a cultura e torná-la mais acessível a todos é uma missão essencial. Um exemplo digno de reconhecimento é o trabalho feito pela gestão do Teatro Claro Mais, em São Paulo e no Rio de Janeiro, que, desde o início de 2024, conta com uma equipe permanente responsável por fornecer audiodescrição e interpretação em Libras para pessoas com deficiência visual e auditiva em todas as suas apresentações. Esperamos que essa iniciativa sirva de modelo para muitas outras casas de espetáculos espalhadas pelo país.

“Ainda Estou Aqui” vem para romper com o complexo de vira-lata que ainda persiste em nosso subconsciente. Esta obra não apenas eleva o cinema, mas impulsiona toda a indústria cultural brasileira a um novo patamar – assim como fez “Central do Brasil” na virada do último século. Ao valorizarmos mais o que é produzido aqui, o “made in Brasil”, estamos celebrando nossas pessoas, nossas origens e o nosso DNA, moldado pela África, pela Europa e por tantas outras culturas que compõem este Brasil miscigenado, diverso e rico em sua essência.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Marcos Santos

Marcos Santos é Diretor de Marketing e Demand-Generation da Unisys para América Latina, responsável pelo planejamento e execução das iniciativas de brand awareness e geração de demanda na região. Antes de ingressar na Unisys em 2012, Marcos desempenhou funções seniores em agências de Relações Públicas, como Sing Comunicação, Fundamento Grupo de Comunicação e Andreoli MSL. Graduado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, Marcos possui MBA em Gestão da Comunicação Corporativa pela Aberje, curso de extensão (pós-graduação) em Análise de ROI em Programas de Marketing e Comunicação pela USP e completou o Programa MicroMaster em Digital Leadership pela Universidade de Boston.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
  • Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
  • Fatores externos e transformação estrutural afetam orçamento da comunicação
  • Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social

ARTIGOS E COLUNAS

  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade