PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
30 de outubro de 2024

Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporânea

O jornalista Caio Guatelli é o último entrevistado da série sobre atuação em agendas internacionais sobre ASG. Confira:
Giovanni Nobile Dias
 
  • COMPARTILHAR:

Neste mês, a convite da Aberje, comecei esta série de conteúdos sobre os desafios na atuação com comunicação em ASG atualmente. A coluna já trouxe um pouco sobre a visão de Karla Prado, do Pacto Global da ONU – Rede Brasil; e de Patrícia Marin, da Oficina Consultoria. Elas falaram, respectivamente, sobre os desafios de realizar trabalhos de comunicação sobre ASG. As conversas ocorreram em setembro, durante a Climate Week, na Sede da ONU, em Nova Iorque. E, agora, trago, aqui, a última conversa realizada lá. Falei com o fotojornalista Caio Guatelli. Ele reside em NY e trabalhou em mais de uma edição deste momento de debates sobre sustentabilidade, registrando personalidades políticas e corporativas que debateram o tema como apoio a assessorias de comunicação de empresas. Além disso, ele é jornalista experiente, atuando no mercado de comunicação desde 1996. Hoje, também é autor do blog Ciclocosmo ( www.folha.com/ciclocosmo ) do jornal Folha de S. Paulo. Já conquistou, no jornalismo, o Prêmio Folha de S. Paulo de Jornalismo 2008 e o Prêmio CCSP (Clube de Criação) 2012. E, bem recentemente, conquistou o Prêmio Aberje 2024, junto com o Banco do Brasil, por ter atuado em caso de sucesso justamente neste assunto da sustentabilidade em assessoria de imprensa, prestando serviço como fotógrafo. Confira, aqui, um pouco sobre a conversa.

Caio, quando surgiu a oportunidade de realizar um trabalho de comunicação na Sede da ONU, em NY, qual foi o maior desafio e como buscou superar?

Antes de dar a resposta, preciso esclarecer que sou um jornalista com uma carreira consolidada nas redações. Meu trabalho fundamental é investigar, analisar e transmitir informações de forma isenta, através da escrita e da fotografia, sobre temas relevantes à sociedade. Minha experiência como jornalista me dá condições para realizar trabalhos de comunicação de outra ordem, como a comunicação empresarial, com objetivos comerciais. Agilidade e qualidade na mensagem são pontos positivos que trago de minhas origens. Contudo, há um fator complicador nessa tarefa de me dividir entre o jornalismo e a comunicação comercial: não posso colocar em risco minha credibilidade como jornalista, nem posso colocar em risco a imagem de um cliente comercial. O ideal é ser fiel a um. Mas, dada a dificuldade de sobrevivência em meio à crise dos veículos de imprensa, preciso encontrar um equilíbrio. Para isso, antes de aceitar o convite para fazer a comunicação comercial, preciso checar se o passado e o presente do contratante não entram em conflito com os temas que abordo no jornalismo.

Quais dificuldades que imaginou que encontraria e que de fato encontrou? Como superou?

No trabalho que fiz para o Banco do Brasil durante a Semana do Clima de Nova Iorque, que consistia em gerar conteúdo de imagem dos executivos, eu imaginava que eventualmente poderia encontrar representantes de outras empresas ligadas aos assuntos que venho tratando nas minhas apurações jornalísticas. De fato aconteceu (de estarem nos mesmos ambientes de debates na Climate Week), e precisei saber separar as funções para não colocar em risco os resultados.

O que considera um dia de trabalho produtivo em um evento como esse?

Cliente feliz.

Qual o papel do comunicador na promoção das agendas do Pacto Global da ONU e qual dica daria para quem está começando ou deseja realizar um trabalho de destaque como este?

Como jornalista é abrir os olhos e elevar a crítica. Como comunicador comercial, mostrar o lado bom. No âmbito da comunicação por fotografia e vídeo, que foi o que fiz para o BB, sugiro estar antenado para formas de distribuir o conteúdo com agilidade. Usar sistemas que possibilitem a transmissão do conteúdo em “tempo real”, ou “ao vivo”, ajuda o cliente a suprir uma das maiores demandas da comunicação contemporânea: informar agora o que está acontecendo agora. O problema é alcançar essa agilidade sem perder a qualidade. Para resolver essa questão, é necessário conhecer as ferramentas, dominar a técnica e adquirir experiência no julgamento das qualidades da mensagem, na edição.

Confira aqui a primeira entrevista; e, aqui, a segunda, da série. Nos próximos dias, trarei um relato meu, sobre como foram esses trabalhos por lá. E, depois, seguimos com a coluna, com reflexões sobre assessoria de imprensa, gestão de risco de reputação, comunicação interna e integração de ferramentas. Até mais

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Giovanni Nobile Dias

Jornalista especializado em comunicação em crises em organizações públicas e privadas e em comunicação popular e comunitária. Atua como gerente de gestão de risco de reputação no Banco do Brasil, onde também já gerenciou a assessoria de imprensa. Foi repórter na revista Piauí e em outros jornais. Palestrou sobre produção de conteúdos e sobre gestão de crises em eventos da Aberje, Campus Party, Embrapa, Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e Fundação BB. É Top voice Linkedin em comunicações empresariais (2024) e já recebeu prêmios Aberje, além de prêmios de comunicação de outras entidades nos últimos 15 anos. É diretor do Capítulo Aberje Brasília.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Lançamento do “Manual do Patrocinador” reúne especialistas em roda de conversa na Aberje
  • Em entrevista para Anuário da Comunicação Corporativa 2025, Paulo Nassar discute papel integrador da Comunicação no cenário institucional brasileiro
  • Vivian Rio Stella é a convidada do episódio 147 do podcast FalAção
  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade