8 de outubro – Dia Nacional da Comunicação Empresarial – 46 anos de Aberje
Os comunicadores empresariais estão de parabéns. E as empresas muito mais, porque têm em seus quadros esses profissionais que não medem esforços para comprovar os resultados positivos e a importância da comunicação, seja ela institucional, corporativa ou organizacional para as empresas e organizações públicas ou privadas e as chamadas “não governamentais”. São incansáveis na tentativa de posicionar a comunicação no lugar estratégico a que tem direito para poder desempenhar seu papel de gestores. E a Aberje é certamente um dos artífices fundamentais do ensinamento, da disseminação e aculturação desta atividade, cada vez mais cientifica, sofisticada, profunda e relevante em todos os ambientes em que se pratica a administração estratégica.
Todos nós que recebemos em nossos e-mails esta bela homenagem à Aberje e seus colaboradores, também estamos de parabéns e nos consideramos felizardos e porta-vozes das boas novas. Eu mesma, já reenviei para vários amigos, colaboradores, empresários e meus conselheiros no Conrerp. Já li e reli várias vezes e ainda estou impactada pela qualidade da informação, dos testemunhos e das histórias que estou lendo. A TV Globo tem o programa “Vale a pena ver de novo”. Eu digo “Vale a pena ler de novo”. Da lembrança querida de vários nomes e rostos e daqueles mais recentes que não conheço pessoalmente, mas cujo trabalho já aprendi a admirar por meio da divulgação da própria Aberje.
Histórias bem contadas devem ser guardadas naquelas gavetas que são as mais acessíveis pra gente poder abrir, reler novamente e até recontar para um colega ou em casa pra família. E foi uma história bem contada que recebemos de presente hoje. É um trabalho muito criativo e fundamental sobre a comunicação empresarial, com depoimentos de profissionais que estão à frente da gestão da comunicação em vários setores da produção ou de verdadeiros mentores da atividade na Academia. Daqueles que fundaram a Aberje em 1967 e daqueles, como o visionário Paulo Nassar, que vão festejar em 2017, os 50 anos da entidade. Esse é um documento que deve estar em todas as mesas de estudo e trabalho amanhã e ser consumido e até degustado aos poucos porque todos os depoimentos são pessoais e por isso guardam suas verdades, seus desejos e suas mensagens.
O mais importante e interessante de tudo é que ao contar essa história, os “compiladores” Eduardo Ribeiro e Marco Rossi, mostram que a Aberje e seus colaborados ainda vão contar mais histórias. Ou seja, não ficam deitados nos louros do passado nem tampouco em berço esplêndido, mas estão sempre construindo mais e mais para as gerações que vão seguir seus passos. Por isso, Paulo Nassar, o chamado “Senhor Aberje”, com carinho e com muito respeito, mentor da memória empresarial e das boas relações públicas, já antecipa que vem mais em 2017, que o sonho da sede própria vai chegar,que a globalização da Aberje já é um fato, que … muitos “ques” mais aos 50 Anos.
Destaques
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
- Lançamento do Livro “Brand Publishing na Prática” reúne especialistas em Comunicação
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
ARTIGOS E COLUNAS
Lucas Bosco Tecnologias humanasCarlos Parente Comunicação, tecnologia e comportamento: um desenho rasurado na prancheta do artistaLuis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasGiovanni Nobile Dias “Em tempos de disseminação de desinformação, o papel do comunicador responsável e transparente nunca foi tão importante”Paulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação Empresarial