2022 chegou, e está na hora de planejar o budget da Comunicação Interna; saiba o que considerar
Publicado originalmente no LinkedIn em setembro de 2021.
O orçamento é uma das etapas mais importantes no planejamento das empresas. Dependendo do porte da companhia, um custo surpresa tem poucas chances de ser aprovado e pode comprometer o desempenho da área que não fez um bom desenho de custos anuais.
Puxando para o nosso mercado, planejar o budget da Comunicação Interna é de extrema relevância para não deixar cair o engajamento dos colaboradores.
Antes de planejar, é preciso entender o porquê é importante fazer isso. O orçamento é um dos nortes na tomada de decisão, já que o dinheiro é necessário para boa parte dos projetos dentro de uma organização. Até aí, nenhuma novidade.
A área de Comunicação Interna é uma área que muitas vezes enfrenta o desafio de provar a necessidade de grandes ou novos investimentos, o que também não é novidade.
Por esse motivo, os profissionais de CI devem se munir de fatos e dados para defender a projeção de investimentos para o planejamento orçamentário. E como fazer isso? São várias as possibilidades, cito algumas:
- Pesquisa de clima: Como anda a percepção dos colaboradores em relação à empresa? Use dados para costurar a relação entre o desempenho da Comunicação Interna, nível de engajamento e taxa de rotatividade como argumento. Afinal, o turnover alto significa prejuízos para o caixa da empresa.
- Inovação: O que outras empresas, reconhecidas pela excelência da Comunicação Interna, estão fazendo? Use o benchmark para indicar movimento de mercado e novos comportamentos, de modo a contribuir para justificar a verba.
- Transformação Digital: Empresas que não pensam na digitalização e otimização de processos já ficaram para trás. E essa atualização demanda investimentos, que devem estar presentes no planejamento orçamentário. Recomendo a leitura do material preparado pelo Dialog sobre como passar e sustentar essa transformação na Comunicação Interna.
Além disso, te dou 4 dicas para se preparar ainda mais para o novo orçamento.
- Alinhe seu orçamento com objetivos de negócio: Os resultados esperados para a empresa devem conversar com o planejamento da Comunicação. É preciso mostrar que seus projetos ajudarão o negócio a prosperar.
- Análise de ferramentas e ações: Esse passo é essencial para provisionar o orçamento. Profissionais de CI devem entender quais serão as ações e ferramentas que trarão benefícios para a empresa. Por exemplo, que tal pensar em um app de comunicação interna? Ou uma rede social corporativa para o próximo ano?
- Otimize processos: Complementando o tópico anterior, ao analisar novas possibilidades também se faz necessário revisar processos e entender como eles podem ser otimizados.
- Considere múltiplos cenários: Não é possível prever o futuro, embora possamos ter projeções, a partir de fatos e dados. Então, considerar mais de um cenário garante mais segurança para o planejamento e a estratégia da organização.
Uma das formas para conseguir uma fatia do orçamento de uma empresa é provar o ROI (retorno sobre investimento).
Pensando nos desafios enfrentados pela CI, o Dialog preparou uma calculadora para que os profissionais possam descobrir o quanto pode ser economizado na área. Você pode acessá-la gratuitamente clicando aqui.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
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- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
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