PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
17 de janeiro de 2022

Chega às livrarias “O Vendedor de Futuros”, perfil biográfico de Nilton Molina, presidente do conselho da MAG Seguros

Assessoria de Imprensa Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Em 2020, a pandemia causada pelo coronavírus obrigou o empresário e executivo Nilton Molina a fazer algo diferente em seus mais de 60 anos de trajetória profissional: ficar em casa e refletir sobre o caminho percorrido em seus 85 anos de vida ativa. 

O resultado disso foi o livro “O Vendedor de Futuros” (Geração Editorial, 304 páginas) um perfil biográfico escrito em meio às suas conversas com o autor, jornalista e escritor Luís Costa Pinto. A obra conta a trajetória pessoal e profissional do empreendedor do setor de seguros de vida e previdência privada no mercado brasileiro, seus negócios e desafios.

Molina criou o carnê “Erontex da sorte” em 1960, aos 24 anos, negócio que foi o embrião dos sistemas de capitalização. Os carnês eram um sistema de venda antecipada de produtos como cestas natalinas e cortes de terno por pagamentos mensais com sorteios que fidelizavam a pontualidade e a adimplência da clientela.

Em 1966 foi criado o Instituto Nacional da Previdência Social, fundindo todos os antigos Institutos de Aposentadorias e Pensões estabelecidos desde os anos 1920 como caixas beneficentes. Foi também no início da década de 1960 que os dados sobre a longevidade da vida humana apontavam crescimento no horizonte. 

Molina já entendia esse contexto e contava com um tino para negócios e oportunidades. A partir do modelo de carnês, vislumbrou a área de previdência privada como um investimento fundamental para uma população que viveria mais e certamente envelheceria com mais qualidade de vida. Foi ali que começou a sua história no mercado de seguros. Os mutuários pagariam antes para usufruírem no futuro os benefícios de sua capitalização.

Até 1977 não existia uma legislação que cuidasse das aposentadorias ou pensões privadas dos brasileiros. O tema tampouco era preocupação de empresas privadas ou dos cidadãos de forma individual. 

Molina também foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento da primeira seguradora privada a existir no Brasil, a partir da Lei 6.435 de 1977, que organizava o setor de previdência no Brasil, permitindo a criação de empresas setoriais com fins lucrativos. Foi em 1979, depois de longas e extenuantes conversas com o lendário banqueiro Amador Aguiar, que Molina tornou-se sócio da Bradesco Previdência, negócio que foi um marco em sua carreira.

Ao longo dos últimos 50 anos Molina tornou-se referência no mercado de seguros e Previdência. Ajudou a estruturar várias companhias de seguros, aconselhou ministros e presidentes da República e participou de conselhos governamentais, sempre incansável com suas “aulas” e palestras. Hoje ele é o principal acionista (e presidente do Conselho) de uma das maiores seguradoras do país, a Mongeral Aegon – MAG.

Além da trajetória de sucesso, o perfil biográfico é também uma carta de otimismo para as futuras gerações. “Nunca tive o direito de ser pessimista. Vi o Brasil passar por imensas crises. A crise atual é apenas mais uma delas. Todas passaram. Vivemos em um país que sempre teve problemas de natureza política, econômica e comportamental, posso até imaginar que a crise provocada pelo coronavírus vai ajudar esse maravilhoso país a melhorar, por que não?”, diz Nilton Molina em um trecho do livro. Para o executivo, faz todo o sentido encarar o futuro com o peito aberto.

Para a editora, a história de Nilton Molina é também “um exemplo e uma lição de vida, um guia para jovens empreendedores, desde que sejam curiosos, estudiosos, tenham a capacidade de ouvir e escutar e entendam que ‘o sofrimento é o caminho da glória’, uma das frases que Molina gosta de citar”.

Luís Costa Pinto, o autor do livro, é recifense e jornalista de formação. Exerceu cargos como repórter especial, editor e chefe de sucursais em publicações como Veja, O Globo, Folha de S. Paulo e Época no Recife, em Brasília e em São Paulo. Ele é autor de outros três livros: “Os Fantasmas da Casa da Dinda”; “As Duas Mortes de PC Farias”, fruto direto de seu trabalho com as reportagens sobre as denúncias de Pedro Collor contra PC Farias, que lhe rendeu os prêmios Líbero Badaró de Jornalismo e Esso de Jornalismo, e a tetralogia “Trapaça – saga política no universo paralelo brasileiro” (também pela Geração Editorial).

 

“O vendedor de futuros” já está disponível:

  •  Amazon
  • Livraria da Vila
  • e outros sites, além de todas as livrarias do país.
  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.