05 de outubro de 2016

Uma mulher trans no Prêmio Claudia

mcs

Maria Clara de Sena, moradora do Recife, recebeu ontem (4) o Prêmio Claudia 2016 na categoria Políticas Públicas. É a primeira vez que este reconhecimento, criado pela revista da Abril há 21 anos, é concedido a uma mulher transexual.

Maria Clara está acostumada a ser pioneira.  Ela também é a primeira mulher trans a assumir cargo em um Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura, órgão que atua em parceria com a ONU e busca coibir e denunciar violências nas cadeias. O estado de Pernambuco tem a maior superlotação carcerária do país e as denúncias de maus tratos são recorrentes.

A trajetória de Maria Clara se assemelha à de muitas mulheres trans e travestis no Brasil. Rejeitada pela família, saiu de casa cedo, não encontrou espaço no mercado de trabalho e precisou se prostituir por quatro anos nas ruas de João Pessoa (PB).  Precisou lutar muito para ter sua identidade reconhecida e conseguir seu espaço na sociedade.

O reconhecimento à sua atuação é bem-vindo no país que mais mata travestis e mulheres trans em todo mundo e onde 90% delas ão encontram alternativas fora da prostituição. Para conhecer mais sobre a história de Maria Clara, clique aqui.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Ricardo Sales

Ricardo Sales é consultor de diversidade e pesquisador na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde se formou, realizou mestrado e atualmente cursa doutorado sobre políticas de diversidade nas organizações. Atua para clientes como Siemens, Ford, Heineken, Grupo Boticário, EDP e outros. Faz parte da equipe que revolucionou a comunicação de cerveja no país, atendendo a marca Skol. É conselheiro do Comitê de Diversidade do Itaú. Foi eleito pela Out&Equal um dos brasileiros mais influentes no assunto diversidade nas organizações. Ganhou em 2019 o Prêmio Aberje, o mais importante do país, na categoria diversidade, inclusão e comunicação não-violenta. Foi bolsista do Departamento de Estado do Governo dos EUA, sendo reconhecido como uma liderança mundial no tema diversidade. É também palestrante, professor da Fundação Dom Cabral, colunista da revista Você SA e membro fundador do grupo de estudos em diversidade e interculturalidade da ECA/USP. Contato: ricardo@maisdiversidade.com.br

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS: