- BLOGS
- Sinapse
Sinapse
Diante de tanta informação disponível, como otimizar o tempo dos leitores em busca de conteúdo qualificado? Esta é a proposta do blog Sinapse, que traz insights sobre materiais diversos, como relatórios de pesquisa, e-books, artigos científicos e outras fontes consistentes, a fim de dar insumo e, desse modo, auxiliar na tomada de decisão dos profissionais em gestão, comunicação, marketing, RH, sustentabilidade, inovação e áreas afins. Selecionar, interpretar, analisar e dar sentido e significado a produções intelectuais do mercado e da academia são alguns objetivos deste espaço, sob curadoria de Rodrigo Cogo, diretor do serviço digital Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede.
Quais as novas prioridades dos trabalhadores, segundo o People at Work do ADP Institute
O documento “People at Work: A Global Workforce View” do ADP Research Institute apresenta uma análise abrangente do cenário em evolução da força de trabalho global após as mudanças disruptivas provocadas pela pandemia. Ele destaca que as prioridades dos trabalhadores estão mudando, com ênfase no salário e na segurança do emprego, que continuam sendo fundamentais.....
Rodrigo Cogo
10/07/2025
O que diz o estudo global de filantropia do CitiGPS
O estudo “Global Giving Generosity and the Economics of Philanthropy” da unidade de inteligência Citi GPS explora o impacto multifacetado da filantropia individual na economia global, apresentando uma contribuição anual estimada em US$ 1,3 trilhão de indivíduos em todo o mundo. Ele destaca que os Estados Unidos lideram tanto em doações monetárias absolutas quanto na....
Rodrigo Cogo
25/06/2025
Relatório COP30 – uma perspectiva
Detalhar o funcionamento de uma COP (Conferência das Partes), encontro anual organizado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), onde países signatários debatem e negociam ações para combater as mudanças climáticas: esta foi a missão principal do relatório “COP 30 – perspectivas iniciais” proposto pela Prospectiva Public Affairs, ao lado da reflexão sobre....
Fernanda Nogueira
16/06/2025
5 pontos para avaliar antes de contratar serviços de comunicação
A comunicação é um dos ativos mais valiosos e estratégicos para as empresas. Atua na reputação da marca, no engajamento de colaboradores, no relacionamento com investidores, na construção de autoridade e até na prevenção de crises. Por isso mesmo, a contratação de fornecedores para desenvolver ações de comunicação e conteúdo não pode ser tratada como....
Pablo Assolini
28/05/2025
Acompanhe a evolução do cenário do trabalho com o Global Talent Trends da Mercer
O relatório “Global Talent Trends” da Mercer fornece insights sobre a evolução do cenário do trabalho, enfatizando a importância de uma abordagem centrada no ser humano em um mundo aumentado por máquinas. Ele destaca o impacto das recentes mudanças globais, incluindo o surgimento da IA Generativa (Gen AI), o trabalho híbrido e as demandas da....
Rodrigo Cogo
09/05/2025
A Era da IA: uma nova oportunidade para a paridade de gênero
A Inteligência Artificial (IA) tem potencial para transformar economicamente o mundo, superando barreiras históricas e reconfigurando setores. No entanto, o recente relatório “Gender Parity in the Intelligent Age” do Fórum Econômico Mundial, em colaboração com o LinkedIn, revela que a IA, até agora, não resolveu o gap de gênero e, em alguns casos, até o....
Fernanda Dabori
28/04/2025
Reporting Matters Brasil e a evolução dos relatos de sustentabilidade no país
A segunda edição do Reporting Matters Brasil foi lançada em fevereiro de 2025, oferecendo uma análise crítica da qualidade e da efetividade dos relatórios corporativos de sustentabilidade produzidos no Brasil. Liderada pelo Grupo Report, em parceria com o CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) e inspirada na metodologia global do WBCSD e da....
Fábio Rosa Corrêa
14/04/2025
Como marketeiros e comunicadores podem tirar o maior potencial da IA
A IA tem sido apontada como um divisor de águas em inúmeros fóruns de Marketing e Comunicação. Dizem que é a hora de afundar ou nadar. É mais ou menos como afirmar que quem não souber lidar com a IA vai sucumbir. Seja verdade ou não, o fato é que a Inteligência Artificial Generativa nos....
Mariana Lemos
28/03/2025
Destaque global do Brasil cria oportunidades para marcas
O Brasil voltou a abraçar suas cores, reconhecer sua força e criar novos referenciais nos últimos anos, mas será que essa brasilidade teve limites geográficos? Qual a dimensão atual do engajamento digital brasileiro? Como está hoje a relação entre os gringos e a cultura brasileira? O estudo “O Brasil no Centro” parte do exame de....
Rômulo Vieira
18/03/2025
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
- LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30























